A Polícia Civil deflagrou nesta sexta-feira (20) uma operação em sete cidades de Rondônia para prender acusados com mandados de prisão em aberto. Ao todo, os agentes cumprem 155 mandados de prisão e dez de busca e apreensão através da Operação Reverso.
Em Porto Velho, segundo a polícia, os presos estão sendo levados à Unisp localizada ao lado da Delegacia de Homicídios.
As pessoas alvos da operação respondem por diversos crimes, como homicídio, tráfico de drogas, estupro de vulnerável e pedofilia.
“A gente trabalha em uma estimativa para cumprir de 40% a 50% os mandados de prisão, buscando alcançar essa meta até o fim do expediente”, diz o delegado Francisco Alencar da Silva, do Departamento de Polícia Especializado.
Delegado Francisco Alencar da Silva, do Departamento de Polícia — Foto: Jheniffer Núbia/G1
Ao G1, o delegado afirmou que buscará finalizar a operação até 14h30 desta sexta-feira. A maioria dos mandados de prisão é contra acusados de violência doméstica.
“A gente preferiu dar ênfase nos crimes de violência contra a mulher porque tinham vários mandados recentes. E muitos deles tinham mulheres acuadas, até de quem já tinha reiterado as medidas protetivas”, conta o delegado.
Operação Reverso
A ação da Polícia Civil, que acontece em todo território nacional, visa contrapor a “cultura” de liberar detentos de presídios para a saída natalina.
De acordo com a Polícia Civil, “enquanto alguns presos seguem sendo liberados com o benefício, a polícia tenta colocar atrás das grades todos acusados com mandados judiciais pendentes”.
Agentes cumprem mandados na Operação Reverso em Rondônia — Foto: Polícia Civil/Divulgação