Quem acompanha o carnaval há alguns anos sabe que a modelo Renata Banhara tem seu nome gravado na história dos desfiles de São Paulo. Em 2001, a gata atravessou o sambódromo do Anhembi defendendo todas as 14 escolas do Grupo Especial e, por isso, passou a integrar o Livro dos Recordes. Em 2016, após quatro anos longe da folia, ela volta a desfilar – desta vez pela Acadêmicos do Tatuapé – e comemora mais uma vez pisar na avenida.
“Nos últimos tempos passei assistindo e curtindo, mas essa volta é especial. Completei 40 anos e fico feliz por estar bem, com o corpo em forma. Estou com o bumbum durinho aos 40 anos (risos). É uma maravilha isso. Dou duro, malho, me alimento bem. No carnaval vou mostrar que uma mulher da idade que tenho pode ser bonita”, conta ela, que recebeu do carnavalesco Marcos Xuxa o título de madrinha dos destaques.
Para marcar de forma ainda mais especial seu retorno, ela pretende, mais uma vez, dar o que falar. “Vou vir com uma roupa de mais ou menos 15 gramas, levinha, tapando pouquinho, que é como gosto (risos). Não venho ao carnaval para me esconder, venho para aparecer”, define ela, que vai representar as águas de Araxá no enredo que homenageia a Beija-Flor, escola do Rio de Janeiro. “Mas é uma fantasia barata, o Brasil está em crise e eu acho cafona, brega e ridículo quem gasta milhares de reais no carnaval”.
Emoção de desfilar é comparada com a de se tornar mãe
Mesmo já tendo ocupado diferentes postos – entre musa, rainha, madrinha e destaque – em diferentes agremiações, Renata conta que a felicidade e a satisfação de desfilar ainda são as mesmas.
“Pisar no sambódromo é uma emoção parecida com a de ter um filho. A ciência tem que decifrar esse mistério, você chora quando entra na avenida, se emociona, treme. Comigo pelo menos é assim”, diz ela, que tem dois filhos – Marcos André, de 18 anos, e Breno, de 11, este último fruto de um relacionamento com o cantor Frank Aguiar. “O mais velho tem ciúmes, mas agora ele está morando no Japão e me liberei (risos)“.
Porém, para os foliões que comemoram o retorno de Renata, ela dá uma triste notícia: 2016 deve ser eu último carnaval. “Eu estou feliz, acho que cumpri o meu papel e contribuí pra festa. Já está bom, deixo para as mais novas agora”, diz a modelo, que antes de despedir da reportagem do EGO dá uma sugestão: “Podem abrir a matéria com uma foto que mostre o bumbum, tá? Ele tá lindo (risos)“.