Neste domingo (3) será aplicada a primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em mais de 1,7 mil cidades de todo o país. O exame segue no próximo domingo (10). Quase 5,1 milhões de candidatos estão inscritos na edição deste ano. Desses, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 2,4 milhões, o que representa quase metade do total, farão a prova pela primeira vez.
É importante, portanto, estar atento às regras para não correr o risco de ser eliminado, nem de perder a prova. Uma das primeiras medidas é verificar o local do exame, disponível na Página do Participante e no aplicativo do Enem, disponível para que possa ser baixado nas plataformas Apple Store e Google Play. O local de prova está no Cartão de Confirmação da Inscrição.
No dia do exame, é preciso tomar alguns cuidados. Antes de entrar na sala, os estudantes receberão um envelope porta-objetos, onde deverão guardar tudo que não é permitido na hora da prova. Esse envelope deve ser fechado e lacrado e deve ficar debaixo da cadeira até o fim da aplicação.
Neste ano, se qualquer aparelho eletrônico emitir algum som durante a prova, mesmo estando dentro do envelope, o participante será eliminado.
A medida é novidade em relação às edições anteriores do Enem. A recomendação é que as baterias dos celulares sejam retiradas. Alguns aparelhos tocam o alarme mesmo desligados.
Já dentro da sala, cada participante receberá a prova e deverá conferir os dados no cartão de resposta e na folha da redação. A dica é destacar, com muito cuidado, o cartão-resposta e a folha de rascunho do caderno de questões, pois eles não poderão ser substituídos se forem danificados.
Nos dois dias de prova, os estudantes deverão estar nos locais de aplicação antes das 13h, no horário de Brasília, quando os portões serão fechados. A prova só começará a ser feita às 13h30, mas quem conversar a partir das 13h, será eliminado. Só é possível falar com o aplicador ou o fiscal de prova.
Para fazer o Enem, os estudantes passarão por uma revista. Lanches e artigos religiosos também serão vistoriados. Caso o participante não permita essa revista, também será eliminado. Na página do Enem, há uma lista completa de todas as atitudes que determinam a eliminação no exame.
Veja o que é permitido e proibido no Enem:
O que é obrigatório levar para a prova do Enem:
– caneta esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente;
– documento oficial de identificação, original e com foto. A lista dos documentos aceitos no Enem está disponível na internet.
O que é aconselhável levar para a prova:
Cartão de Confirmação de Inscrição
Declaração de Comparecimento impressa.
O que é proibido:
borracha
corretivo
chave com alarme
artigo de chapelaria
impressos e anotações
lápis
lapiseira
livros
manuais
régua
óculos escuros
caneta de material não transparente
dispositivos eletrônicos (wearable tech, calculadoras, agendas eletrônicas, telefones celulares, smartphones, tablets, iPods, gravadores, pen drive, mp3, relógio, alarmes);
fones de ouvido ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados imagens, vídeos e mensagens.
Veja o que determina a eliminação:
Prestar declaração falsa ou inexata
Perturbar a ordem no local de aplicação
Comunicar-se, de qualquer forma, com pessoas que não sejam o aplicador ou o fiscal, a partir das 13h
Utilizar, ou tentar utilizar, meio fraudulento em benefício próprio ou de outras pessoas
Usar livros, notas, papéis ou impressos durante a aplicação
Sair da sala, a partir das 13h, sem acompanhamento de um fiscal
Sair da sala, definitivamente, antes das duas primeiras horas de prova
Não entregar ao aplicador o cartão-resposta/folha de redação e a folha de rascunho
Não entregar ao aplicador o caderno de questões, caso saia da sala definitivamente antes dos 30 minutos finais
Recusar-se a entregar ao aplicador o cartão-resposta, a folha de redação e a folha de rascunho após 5 horas e 30 minutos de prova, no primeiro dia, e 5 horas, no segundo dia, com exceção das salas com tempo adicional
Ausentar-se da sala com o cartão-resposta ou qualquer material de aplicação, com exceção do caderno de questões, ao deixar a sala definitivamente nos 30 minutos que antecedem o término das prova.
Realizar anotações no caderno de questões, no cartão-resposta, na folha de redação, na folha de rascunho e nos demais documentos do Exame, antes do início das provas
Descumprir as orientações da equipe de aplicação
Recusar-se a ser submetido à revista eletrônica, a coletar o dado biométrico e a ter os objetos revistados eletronicamente
Não aguardar na sala de provas, entre as 13h e 13h30, os procedimentos de segurança, exceto para a ida ao banheiro acompanhado por um fiscal
Iniciar as provas antes das 13h30 ou da autorização
Não permitir que o lanche seja vistoriado
Não permitir que artigos religiosos (burca, quipá e outros) sejam revistados pelo coordenador
Portar, na sala de provas, objetos proibidos pelo edital.
Usar óculos escuros e/ou artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou qualquer acessório que cubra os cabelos ou as orelhas)
Não permitir que materiais próprios (máquina Perkins, reglete, punção, sorobã ou cubaritmo, caneta de ponta grossa, tiposcópio, assinador, óculos especiais, lupa, telelupa, luminária e/ou tábuas de apoio) sejam revistados
Portar arma de qualquer espécie
Receber informações referentes ao conteúdo das provas
Realizar anotações em outros objetos ou qualquer documento que não seja o cartão-resposta, o caderno de questões, a folha de redação e a folha de rascunho
Permanecer no local de provas sem documento de identificação válido
Utilizar qualquer dispositivo eletrônico no local de provas
Ingressar na sala com o telefone celular e/ou quaisquer outros equipamentos eletrônicos fora do envelope porta-objetos
Não manter, debaixo da carteira, o envelope porta-objetos lacrado e identificado, desde o ingresso até a saída definitiva da sala provas
Não manter aparelhos eletrônicos (celular e tablet) desligados no envelope porta-objetos desde o ingresso na sala de provas até a saída definitiva da sala de provas
Permitir que o aparelho eletrônico, mesmo dentro do envelope porta-objetos, emita qualquer tipo de som, como toque ou alarme.
Fonte:Agência Brasil
A dois dias do Enem, ainda dá para estudar redação? Veja 6 dicas de professores
No próximo domingo, dia 3 de novembro, os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 enfrentarão um dos principais desafios da prova: a redação. Ansiosos, buscam tentar adivinhar o tema da dissertação. No entanto, professores ouvidos pelo G1 garantem: ainda é possível melhorar o desempenho na escrita, mesmo sem prever o que será cobrado no exame.
É claro que nada substitui os estudos e os exercícios realizados durante o ano. Mas o que fazer aos 45 minutos do segundo tempo?
1- Revisar a estrutura do gênero dissertativo
O gênero da redação do Enem é sempre o dissertativo-argumentativo. A menos de uma semana da prova, vale relembrar os principais elementos da estrutura exigida. “Mais do que saber qual tema será cobrado, é essencial dominar a forma de organizar o texto. Precisa saber montar uma introdução, uma argumentação contundente e, principalmente, uma conclusão adequada”, explica Tatiana Nunes, professora de redação do Colégio Mopi (RJ).
Segundo ela, o principal é pensar em uma solução para a situação-problema e detalhá-la. “A partir da proposta, o candidato deve apontar um agente (governo, ONGs, algum setor da sociedade) que a colocará em prática e deixar claro o objetivo da intervenção sugerida”, diz.
Não adianta ser especialista no tema, mas não conseguir estruturar as ideias no formato correto.
2- Examinar exemplos de redações nota mil
Eduardo Valladares, professor de linguagens do Descomplica, recomenda que o candidato observe atentamente os exemplos de redações nota mil em edições anteriores do Enem. Por que tiraram a nota máxima?
“O aluno deve analisar as estratégias usadas nessas dissertações: citações de outros autores, emprego de conectivos, forma de argumentar, proposta de intervenção, vocabulário, referências às demais disciplinas”, diz.
3- Revisar assuntos discutidos durante o ano
“O tema da redação é uma incógnita, mas sempre esperamos que seja relacionado à atualidade. Por isso, é interessante dar uma olhada nos principais assuntos que mexeram com a sociedade, como meio ambiente e vacinação”, afirma Antunes Rafael dos Santos, professor de redação e diretor do Colégio Oficina (SP).
O objetivo não é tentar adivinhar o que será cobrado no Enem – mas estar bem informado e ter repertório para desenvolver argumentos contundentes. Vídeos e notícias, desde que tenham fontes confiáveis, podem ajudar o candidato a se aprofundar em certos assuntos.
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4- Lembrar-se da coletânea de textos
Nas provas do Enem, sempre há um conjunto de textos, gráficos e tabelas de apoio, que trazem dados sobre o tema proposto. “Os alunos acabam desprezando a coletânea, e é um grande erro. Aquele material pode ajudar a elaborar argumentos embasados nos dados”, diz Santos.
É um lembrete importante para quem está ansioso e temeroso de não saber nada sobre o assunto da redação. As provas de anos anteriores estão disponíveis no site do Inep – vale observar como as propostas de texto vêm estruturadas no Enem.
5- Escrever mais redações? Há controvérsias
A menos de uma semana da prova, o aluno deve pensar bem se será benéfico escrever mais redações como treino.
“Se ele tiver alguém capacitado para corrigir, pode fazer uns dois ou três textos e ver os pontos em que ainda precisa melhorar”, diz o professor Santos. “Para os que estudam sozinhos, é possível comparar a própria redação a outras que tiraram nota mil em anos anteriores”, diz.
No entanto, como lembra Valladares, receber uma nota ruim em textos corrigidos na última semana pode desestabilizar o candidato. “Não acho que seja momento de treinar nesse sentido. Dá para estudar redação, mas lendo, analisando outras produções textuais, reforçando o repertório cultural”, afirma.
6- Descansar… com cultura
Como o Enem é uma prova longa, especialistas sempre recomendam que o candidato descanse nos dias anteriores ao do exame. Se estiver ansioso, pode aproveitar esse momento de relaxamento para melhorar os conhecimentos gerais: ler, assistir a documentários, curta-metragens ou vídeos, conforme recomenda Valladares.
Começar ou não pela redação?
Chegada a hora da verdade, o candidato deve planejar como organizar seu tempo. Começar pela redação é uma boa estratégia, segundo os professores ouvidos pelo G1, já que o aluno estará mais descansado.
“O estudante deve ler, com calma, a proposta. Depois, fazer uma primeira versão do texto”, diz Rafael. “Em seguida, resolver as questões de múltipla escolha – nelas, inclusive, pode haver alguma informação útil para a redação.”
Mas é importante lembrar: não há uma norma para isso. Cada estudante deve encontrar a melhor forma de se organizar. “Se, nos simulados, deixou sempre a redação por último, e isso deu certo, não há por que mudar a estratégia”, afirma Valladares.
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