O alto valor das faturas elétricas recebida pelos consumidores este mês, também veio acompanhado de inúmeras ocorrências de oscilação e queda de energia, o que tem causado danos aos equipamentos eletrônicos e transtornos à população.
Em algumas partes da cidade, consumidores relatam que a energia que chega em suas residências, mal toca alguns aparelhos de baixo consumo, no caso de ar condicionado a energia tem sido insuficiente para seus funcionamentos, muitos estão tendo que retornar para ventiladores.
Após vários chamados de moradores, uma equipe de manutenção da Energisa esteve nesta terça feira (17) na Rua Plácido de Castro no setor 01, no local se deram conta de que o problema não seria nas instalações elétricas das residências e sim na potência fornecimento pela concessionaria. Diante das constatações esclareceram que a solução do problema estaria além da atuação de sua equipe de manutenção, poderia ser resolvido apenas por setores superiores da Energisa com a liberação de mais carga, o que poderia normalizar o fornecimento elétrico naquela região.
Em outras partes da cidade onde não ocorre este problema, a interrupção no fornecimento de energia tem causado revolta dos moradores, que oportunamente questionam a elevação da tarifa elétrica e a redução na qualidade dos serviços.
Este mês o consumidor sentiu um considerável aumento da conta de luz, o valor do Kwh subiu em média 7%, e ainda teve o adicional da Bandeira Vermelha, com isso, as contas de luz tiveram taxa extra de R$ 4,00 a cada 100 quilowatts-hora consumidos (kWh).
De acordo com a Aneel, a elevação do valor da tarifa elétrica é influenciada pela falta de chuvas que diminuem os reservatórios e a produção elétrica. Esse cenário requer a manutenção de parcela relevante da oferta de energia, sendo atendida por meio de acionamento do parque termelétrico, influenciando no valor do preço da energia.
Informações ainda não confirmadas, dão conta de que nos próximos dias, será anunciado um novo aumento na conta de luz, algo entorno de 23%.