Na tarde desta terça-feira, 13 de maio, alunos do 7º período do curso de Direito da FIMCA Jaru promoveram o Pit Stop de conscientização “Os Invisíveis”, no semáforo entre às avenidas Padre Adolpho e Dom Pedro II. A ação teve como objetivo dar visibilidade à causa das pessoas desaparecidas, um tema frequentemente negligenciado, mas que afeta milhares de famílias em todo o país.
Durante a mobilização, os acadêmicos abordaram motoristas e pedestres, distribuíram materiais informativos e orientaram a população sobre os procedimentos a serem adotados em casos de desaparecimento. Também destacaram os direitos das famílias afetadas, reforçando a importância do apoio jurídico e emocional nesses momentos.
Os alunos estavam sob a orientação do professor e coordenador de extensão do curso de direito, Wellington Martins, que acompanhou de perto a atividade e contribuiu para o desenvolvimento do projeto.
“A justiça também se faz com empatia e ação. Nosso compromisso vai além das salas de aula: é com a dignidade e os direitos de todos”, destacou um dos participantes.
Como parte da programação da campanha, a comunidade também está sendo convidada a participar de uma roda de conversa que será realizada nesta quinta-feira, 15 de maio, no auditório da FIMCA Jaru. O evento contará com a presença de representantes do Ministério Público, OAB – Subseção de Jaru, Polícia Civil e Defensoria Pública, que vão dialogar sobre o desaparecimento de pessoas e os caminhos para garantir os direitos das vítimas e de seus familiares.
A iniciativa integra as atividades de extensão do curso de Direito e chamou atenção não apenas pela organização, mas pelo impacto social. A mobilização reforça a importância da participação da comunidade acadêmica em causas humanitárias e da sociedade como um todo.