Jaru Online
Jaru, 3 de maio de 2025

Jaru: Polícia Militar flagra transporte e comércio de carne clandestina para Mercado no setor 07

Ilustrativa

Na manhã desta sexta-feira, 2 de maio de 2025, a Polícia Militar, por meio de ação conjunta entre o Núcleo de Inteligência e o policiamento ostensivo, flagrou um caso de transporte e comercialização de carne clandestina nas imediações do Mercado localizado na Rua Rio de Janeiro, no Setor 07.

A ocorrência foi registrada às 08h01min, após a guarnição composta pelo Aluno Sargento Nairo, Cabo Prudêncio e Cabo Ted ser acionada para verificar denúncia sobre possível crime contra a saúde pública.

Ao chegarem ao local indicado, os policiais identificaram um veículo Fiat Strada, de cor cinza e placa SLI7D79, estacionado em frente ao estabelecimento. No interior do automóvel encontrava-se o condutor que, ao ser questionado, informou espontaneamente que transportava no compartimento traseiro três carcaças bovinas abatidas, somando cerca de 45 arrobas de carne, sem qualquer documentação sanitária ou nota fiscal que atestasse a origem ou as condições de higiene do produto.

Segundo ele, a carne seria entregue ao proprietário do Mercado, para comercialização direta ao público. Diante da situação, ambos os envolvidos foram conduzidos à Unidade Integrada de Segurança Pública (UNISP) para os procedimentos legais cabíveis.

O caso configura, em tese, infração ao artigo 7º, inciso IX, da Lei nº 8.137/90, que trata dos crimes contra as relações de consumo, bem como ao artigo 56 da Lei nº 9.605/98, que trata de crimes ambientais relacionados à saúde pública.

De acordo com a PM, a carne transportada clandestinamente representa um sério risco à saúde da população, podendo resultar em surtos alimentares e outras consequências sanitárias graves. Ressaltaram ainda que, apesar das tentativas, não foi possível acionar a Vigilância Sanitária no momento da ocorrência.

A carga foi apreendida e foi realizada a condução dos suspeitos a Unisp.


COMPARTILHAR