
Quando falamos em contratar um seguro de veículo, a primeira coisa que pensamos é na dor de cabeça de ter que lidar com situações de acidente de trânsito, certo?
Mas, embora este seja um dos principais medos dos motoristas, a proteção veicular vai muito além de casos de acidente. Ela também é indispensável para lidar com ocasiões que nem sempre cogitamos acontecer. Descubra mais!
Seguro de veículo: O plano B que garante o seu plano A
Se você acha que o seguro de carro é um gasto desnecessário, está na hora de repensar! Na verdade, ele deve ser visto como um investimento em proteção e tranquilidade para a sua vida.
E se você acredita que a contração é muito difícil e burocrática, aqui vai a melhor parte: hoje em dia, você pode pesquisar e encontrar os melhores seguros de carros de forma muito simples e prática através de plataformas online especializadas no assunto!
Além disso, existe ainda a incrível possibilidade de cotar seguro on-line em poucos minutos sem ter que sair do seu sofá.
Assim, é possível comparar os preços, as condições e contratar a melhor opção para a sua realidade e para as suas necessidades atuais.
O que o seguro de veículo cobre?
Ainda hoje muitos motoristas acham que um seguro só é útil em casos extremos ou que não valem a pena, o que acaba levando muitas pessoas a não realizar a contratação – até que algo aconteça.
A seguir, vamos conhecer 5 situações, além de um acidente, em que ter um seguro de carro pode fazer toda a diferença para você e para o seu bolso. Acompanhe!
Roubo ou furto do veículo
Além de casos de acidente, outro risco que corremos quando saímos de casa com o nosso veículo é um roubo.
Afinal, o número de furtos e roubos de veículos ainda é muito alto na grande maioria das cidades brasileiras. Isso reforça ainda mais a ideia de que ter um seguro é fundamental para evitar prejuízos.
Nesses casos, o seguro é um aliado muito importante, oferecendo todo o suporte necessário para que você possa recuperar ao menos uma parte do valor do seu veículo e ter acesso a um carro reserva até que tudo se resolva.
Sem dúvida, tudo isso já ajuda muito nessas situações. E temos aqui um ótimo exemplo de uma situação de estresse com alto risco de acontecer. Sem um seguro, pode se transformar em um enorme prejuízo financeiro.
Pane elétrica ou mecânica
Imprevistos mecânicos podem ocorrer mesmo em carros novos e bem cuidados.
Imagine estar realizando as suas atividades diárias normalmente e o seu carro simplesmente parar no meio do trajeto.
Situações como essa são comuns e quando o motorista tem um seguro, basta um telefonema para receber a ajuda de que precisa, mesmo que seja algo simples.
Mais uma vez, o seguro de veículo não é só um recurso para momentos de crise grave, mas um dos maiores aliados para evitar que pequenos imprevistos se transformem em grandes dores de cabeça.
Seguro de veículo para eventos da natureza
Ninguém tem controle sobre o clima. Infelizmente, casos de alagamentos, quedas de árvores, granizo ou deslizamentos são fenômenos que ocorrem de forma repentina causando grandes prejuízos aos veículos em muitos casos.
Portanto, um veículo que não possui cobertura contra eventos naturais pode simplesmente se tornar uma perda total, sem qualquer tipo de reembolso.
Mas, com um bom seguro, é possível minimizar ou solucionar esses prejuízos dependendo da apólice.
Atos de vandalismo
Muitas pessoas não sabem, mas situações de vandalismo que acabam provocando riscos na lataria, vidros quebrados ou retrovisores arrancados também podem fazer parte da apólice do seguro do seu veículo.
Muitos dos melhores seguros de carro oferecem cobertura para esse tipo de ocorrência. Sem dúvidas, ter essa proteção ajuda a evitar custos mais elevados com reparos que precisariam ser realizados por conta própria.
Responsabilidade civil com terceiros
Por fim, de todas as situações, provavelmente essa é uma das mais delicadas: quando o motorista se envolve em um acidente.
Para esses casos, a cobertura do seguro assume toda a responsabilidade civil, ou seja, ela cobre todas as despesas médicas, reparos necessários no carro próprio e nos carros de terceiros e até custos jurídicos, dependendo do seu tipo de contrato.
Portanto, é uma camada de segurança capaz de evitar que um erro, mesmo que pequeno, se transforme em uma dívida super pesada.
Coberturas adicionais no seguro auto
As seguradoras costumam oferecer ainda coberturas adicionais, que no geral incluem:
- Incêndio
- Danos a terceiros
- Responsabilidade civil (RC)
- Acidentes pessoais a passageiros
- Motorista sem seguro
- Assistência 24 horas
- Carro reserva
- Assistência para vidros e faróis
- Cobertura para acessórios
Após este conteúdo, chegou o momento de finalmente entender que o seguro de veículo é o plano B que garante o seu plano A. É uma proteção contra os riscos da vida real, aqueles que a gente nunca planeja, mas que estão nos cercando todos os dias!