Jaru (RO) – As obras de duplicação da BR-364, no trecho urbano de Jaru, têm chamado a atenção pela espessura impressionante do pavimento, que em alguns trechos chega a ultrapassar 25 cm. Essa característica destaca a qualidade e a durabilidade da nova via, que será fundamental para o tráfego pesado que circula diariamente pela rodovia.
A execução da obra está sendo realizada pelo 5º Batalhão de Engenharia de Construção (5º BEC) do Exército Brasileiro, que já concluiu cerca de 70% dos 2,6 km previstos para a duplicação. O trecho urbano de Jaru é um ponto estratégico para o escoamento de commodities, como soja, que seguem para Porto Velho, de onde são transportadas via Rio Madeira para exportação.
Características técnicas da obra
A duplicação da BR-364 em Jaru envolve soluções de engenharia de alta complexidade, o que garante a resistência e durabilidade do pavimento. O projeto utiliza base de brita graduada tratada com cimento (BGTC), além de pavimentação com cimento asfáltico de petróleo (CAP) misturado a polímero. Outro destaque é o sistema de drenagem profunda com bueiros de concreto (BSTC), essenciais para manter a integridade da via, mesmo durante períodos de chuvas intensas.
Nesta etapa final da obra, o Exército está focado na construção de um aterro com 23.000 m³ de material compactado, que dará suporte ao encabeçamento da nova ponte sobre o Rio Jaru, construída por uma empresa terceirizada. Após a conclusão do aterro, serão aplicadas as duas camadas de pavimentação, sendo a última com CAP modificado com polímero, que confere maior elasticidade e resistência à pista.
Operação Jaru
A “Operação Jaru”, como é chamada, faz parte de uma parceria entre o Ministério da Defesa, por intermédio do Exército Brasileiro, e o Ministério dos Transportes, via Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). O projeto é um marco para a infraestrutura local, trazendo melhorias significativas à mobilidade e garantindo um pavimento robusto, capaz de suportar o grande fluxo de carretas que cruzam a cidade diariamente.