O município de Ariquemes foi palco do primeiro de uma série de seminários de tecnologia educacional, promovidos pelo governo de Rondônia, na quarta-feira (28). Em sua sétima edição, o evento ocorrerá em outras 11 regionais que possuem Núcleos de Tecnologia Educacional (NTEs). O seminário foi realizado no auditório da Escola Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral Heitor Villa Lobos, com o objetivo de apresentar e partilhar projetos que são desenvolvidos nas escolas da Rede Pública Estadual de Ensino, utilizando tecnologias, recursos educacionais digitais e robótica educacional disponibilizados pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
O tema deste ano é “Entre Robótica Maker e as práticas inovadoras no Processo de Ensino e Aprendizagem” (Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação [TDICs] e Recursos Educacionais Digitais [REDs])”, com o intuito de estimular alunos e professores, do ensino fundamental e médio, à prática da ciência tecnológica de modo a favorecer a formação e propiciar o desenvolvimento de competências fundamentais para a inserção na sociedade.
Segundo a gerente de Tecnologia Educacional da Seduc, Deise Lima, o seminário apresenta a culminância onde os projetos serão vistos e avaliados. Os professores concorrem em duas categorias: Práticas exitosas – Utilizando tecnologias e recursos educacionais digitais e a categoria de Robótica Educacional Maker. “A equipe é composta por professores e cinco estudantes que participaram da composição do projeto. Os cinco primeiros colocados vão participar da Exposição de Ciência e Inovação e Tecnologia Educacional de Rondônia (Expocitec), ao final deste ano, que será realizada em Porto Velho”, explicou.
A titular da Seduc, Ana Lúcia Pacini, que participou da solenidade de abertura, destacou que a cidade de Ariquemes abriu o ciclo de seminários estaduais. Para a secretária, a participação no seminário proporciona aos professores a oportunidade de explorar novas abordagens educacionais, focadas em práticas inovadoras que integram tecnologia e aprendizado, além de estimular o interesse pela robótica e pela cultura Maker (faça você mesmo). “Este tipo de experiência é essencial para o desenvolvimento de competências que são cada vez mais demandadas no mercado de trabalho e na educação contemporânea”, pontuou.
SEMINÁRIO EM JARU
Conforme a gerente de Tecnologia Educacional da Seduc, nesta sexta-feira (30) o seminário se realiza no município de Jaru, seguido pelo município de Pimenta Bueno e depois Rolim de Moura. “Temos uma banca de jurados composta pela Gerência de Tecnologia Educacional e pelos Núcleos de Tecnologia Educacional que vieram ajudar a avaliar os projetos para que possamos fazer a premiação dos vencedores. Das 408 escolas que compõe a Rede Pública de Ensino do estado, 150 participam do Projeto de Robótica. A ideia é ampliar cada vez mais”, evidenciou.
Relação dos municípios contemplados com os seminários de tecnologia:
Ariquemes, Cacoal, Cerejeiras, Guajará-Mirim, Jaru, Ji-Paraná, Ouro Preto do Oeste, Pimenta Bueno, Porto Velho, Rolim de Moura, São Francisco do Guaporé e Vilhena.