Jaru Online
Jaru, 1 de outubro de 2024

Show cancelado e gastos extras: mudanças em voos por causa de fumaça causa transtornos em RO

Três voos que tinham como destino a capital de Rondônia foram desviados para outros estados e outros quatro que sairiam da cidade foram cancelados na madrugada desta quinta-feira (15). Passageiros relataram à Rede Amazônica transtornos como cancelamentos de shows, atraso nas férias e gastos extras.

Samuel, Quemila e Laurian são músicos e iriam se apresentar em Porto Alegre no fim de semana. O cancelamento de voos também provocou o cancelamento do show que eles fariam no sul do Brasil.

Samuel explica que, mesmo que o avião decole hoje, não seria possível chegar a tempo, pois o avião precisaria realizar algumas conexões na rota e isso comprometeria a chegada ao destino final.

“Tentamos, junto com a empresa, pensar em uma estratégia para remarcar e não perder o show, mas o tráfego aéreo para Rondônia é lamentável, pois todos os voos só estão previstos para a madrugada”, comenta;

José Valdemar estava a caminho de Fortaleza com a filha para passar as férias. Ele conta que o atraso na saída gerou transtornos no itinerário dos passeios e hospedagens que estavam programados.

Aglomeração no aeroporto de Porto Velho após cancelamento de voos — Foto: Redes Sociais/Reprodução

Aglomeração no aeroporto de Porto Velho após cancelamento de voos — Foto: Redes Sociais/Reprodução

“O hotel, as diárias, os passeios: está tudo pago. Caso eu não consiga embarcar, não sei se vou ser ressarcido. Não sei o que vai acontecer, foi um ano trabalhando e planejando essa viagem” relatou José.

O casal Anderson de Paula e Marilaine de Paula tiveram que gastar com hotel pois estavam exaustos por conta da espera. Segundo eles, a companhia só iria liberar os vouchers para hospedagem às 6h da manhã, mas eles chegaram no aeroporto antes da madrugada.

“Remarcamos o voo para às 14:10, mas o Aeroporto está fechado. Deram uma previsão de que a situação deve se normalizar no horário que o voo está previsto “, pontuou Anderson.

Vídeos divulgados por passageiros mostram a aglomeração no Aeroporto Internacional Governador Jorge Teixeira. Passageiros esperam mais de cinco horas até a informação da suspensão ser confirmada.

Em nota, o aeroporto de Porto Velho informou que “devido a condições climáticas (fumaça) os voos precisaram ser reprogramados e que os passageiros precisam buscar as respectivas companhias para buscar mais orientações”.

Porto Velho segue com a pior qualidade do ar do país. Medidores da IQAir, uma empresa suíça de monitoramento do ar, apontam que nesta quinta-feira (15) a capital alcançou um índice de 920, considerado perigoso. A classificação varia entre “Bom”, “Moderado”, “Insalubre para grupos sensíveis”, “Insalubre”, “Muito insalubre” e “Perigoso”.

Fumaça encobre céu de Porto Velho — Foto: Tiago Frota/Rede Amazônica

Fumaça encobre céu de Porto Velho — Foto: Tiago Frota/Rede Amazônica

Segundo a Latam, os voos desviados tinham saído de São Paulo e Brasília. Até a manhã desta quinta-feira, o aeroporto segue inoperante para pousos e decolagens.

A Gol informou que um de seus voos que saiu de Brasília para Porto Velho foi alternado para Cuiabá, retornou para Brasília e acabou sendo cancelado porque não tinha possibilidade de pouso em Porto Velho. Para atender os passageiros, a companhia criou operações extras para a noite desta quinta-feira.

G1


COMPARTILHAR