No último domingo (14) a Força Aérea Bolivariana da Venezuela (FANB) abateu uma aeronave de matrícula brasileira que invadiu o espaço aéreo do país. A FANB classificou a aeronave, ainda em voo, como ‘hostil’ por não ter se identificado. Um tripulante, que não teve a identidade divulgada, foi encontrado morto.
O avião suspeito tentou fugir dos caças – modelo F-16A Fighting Falcon – venezuelanos, e acabou fazendo um pouso forçado em uma área de campo. A FANB informou à imprensa venezuelana que a aeronave, uma Piper PA-34-200T, tinha matrícula ‘PR-RP’. Embora falte uma letra no registro, todas as matrículas com prefixo ‘PR-’ são de origem brasileira.
O jornal Globo contou que o homem encontrado na aeronave apresentava “vestígios de interesse criminalístico”. Ele portava um passaporte mexicano e uma licença de voo norte-americana – o que indica uma possível ligação com facções de narcotráfico.
En ejercicio de los planes de seguridad y defensa de la nación, el 14JUL24 ante la suposición de violación del espacio aéreo y la soberanía nacional por parte de una aeronave, se activó el Plan de Alerta Temprana, donde se ordenó el despliegue de los medios aéreos y terrestres… pic.twitter.com/V80HarBGBR
— GJ. Domingo Hernández Lárez (@dhernandezlarez) July 15, 2024