O investimento federal na melhoria da infraestrutura de transportes de Rondônia é de R$ 592,4 milhões em 2024.
Uma das principais obras de infraestrutura no estado são as passarelas na BR-364/RO. Com investimento de R$ 2,4 milhões, duas passarelas de pedestres foram entregues sobre o perímetro urbano da BR-364/RO, dentro da capital Porto Velho, e fazem parte de um conjunto em construção que tem como objetivo reduzir o índice de atropelamentos no trecho. Além das duas passarelas já entregues, ainda estão em fase de implementação mais quatro passarelas na capital do estado. A obra impacta 460,4 mil moradores.
Uma série de outras obras foram viabilizadas em Rondônia pelo Novo PAC, incluindo duas Obras de Arte Especiais nas Pontes Rio Araras e Rio Ribeirão, na BR-425/RO, e uma Obra de Arte Especial na Ponte Internacional de Guajará – Mirim, na mesma rodovia. Também estão sendo feitas as adequações da Travessia Urbana de Ji Paraná, Travessia Urbana de Jaru e ainda a duplicação da ponte sobre o Rio Jaru – todas na BR-364/RO.
O Novo PAC prevê ainda dois leilões para Rondônia: um na Rota Agro Norte, na BR-364/RO, e outro na Rota Agro Central, na BR-070/174/364/MT/RO.
BRASIL – O Governo Federal investirá R$ 24 bilhões na melhoria da infraestrutura de transportes do país em 2024. O valor representa aumento de 197,4% em relação aos R$ 8 bilhões investidos em 2022. A região Nordeste terá o maior aporte de recursos para rodovias e ferrovias neste ano, com R$ 6,19 bilhões; seguida pelo Sul, com R$ 4,59 bilhões; o Norte, com R$ 3,8 bilhões; o Centro-Oeste, com R$ 2,3 bilhões; e o Sudeste, com R$ 1,2 bilhão.
ESTADOS – O Rio Grande do Sul é a unidade da Federação com o maior volume de investimentos na infraestrutura de transportes em 2024, com R$ 2,88 bilhões aplicados na melhoria das rodovias e ferrovias federais que cruzam o estado. Na sequência, aparecem Bahia (R$ 2,4 bilhões), Pará (R$ 1,4 bilhão), Santa Catarina (R$ 1,2 bilhão) e Maranhão (R$ 866 milhões).
CONDIÇÃO DA MANUTENÇÃO – O investimento federal nas estradas do país levou o Brasil a alcançar o melhor Índice de Condição da Manutenção (ICM) da malha rodoviária desde o estabelecimento da atual metodologia, em 2016, pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Em maio de 2024, o ICM chegou a 70% de bom, contra 12% de ruim ou péssimo. O ICM é calculado a partir de levantamento de campo, buscando classificar cada segmento em quatro categorias: péssimo, ruim, regular ou bom. O cálculo do ICM é composto pelo Índice de Pavimentação – IP (panelas, remendos e trincas), que representa 70% do valor final, e pelo Índice de Conservação – IC (roçada, drenagem, sinalização horizontal e vertical), que representa os 30% restantes.
COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em dezembro de 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática. Em constante atualização, o portal apresenta cartões informativos, relatórios e panfletos com informações organizadas por eixos temáticos. Qualquer pessoa pode acessar, filtrar informações e baixar os conteúdos.