Confira as características de cada tipo de currículo e escolha o modelo de CV ideal para ter sucesso ao procurar emprego em sua área de atuação preferida.
Basta dar uma olhada nos anúncios de emprego para perceber o quanto é importante ter um bom currículo para apresentar às empresas. Mas como decidir qual o tipo de currículo ideal para valorizar a sua candidatura?
Mais do que atender à exigência de apresentar um CV para se candidatar às melhores vagas, a qualidade do currículo faz toda a diferença para que você consiga se posicionar melhor diante da concorrência pelas melhores oportunidades de emprego. Além disso, vale a pena entregar o seu currículo ao fazer contatos profissionais com potenciais contratantes.
A dica é preparar esse material em uma plataforma online com diversas opções de currículo pronto para editar, onde você pode encontrar sugestões adequadas para a sua área de interesse e/ou o seu perfil profissional — além de contar com recursos de inteligência artificial para a escolha de palavras-chave, entre outras facilidades.
Confira abaixo as dicas do time de especialistas da plataforma OnlineCurrículo sobre as características e indicações de cada tipo de currículo para procurar emprego.
Principais tipos de currículo
Estes são os tipos mais comuns de currículo no mercado de trabalho brasileiro:
- Currículo cronológico
- Currículo funcional ou temático
- Currículo combinado ou misto
- Vídeo currículo
- Currículo Lattes
Se a ideia é se candidatar a empregos no exterior, você pode criar versões do seu currículo em inglês ou espanhol. Caso pretenda trabalhar na Europa, o modelo de currículo Europass é o mais indicado. É possível preparar todas essas opções em um gerador de currículo online, como o OnlineCurrículo.
A seguir, veja o que diferencia cada tipo de currículo profissional listado acima.
Currículo cronológico
O currículo cronológico é o mais tradicional dos modelos de CV, mas já teve o seu formato atualizado para refletir as transformações no universo corporativo. Ele é focado na trajetória profissional da pessoa e ajuda a entender o seu momento atual na carreira e a evolução para chegar onde está. Por isso, o CV cronológico é mais indicado para quem já tem uma boa experiência de trabalho.
A ideia é apresentar a lista de cargos ocupados em ordem cronológica inversa para rapidamente mostrar sua posição atual no mercado de trabalho. Mas também é possível apresentar as informações na ordem cronológica direta para destacar as suas responsabilidades e conquistas profissionais ao longo do tempo.
Currículo funcional ou temático
Esse tipo de currículo é conhecido como funcional ou temático porque mantém o foco nos pontos fortes da pessoa, procurando demonstrar o seu potencial de sucesso ao conquistar uma determinada oportunidade de trabalho. Portanto, o CV funcional pode uma boa indicação para quem ainda não tem uma experiência profissional robusta ou até para quem está em busca do primeiro emprego.
É possível incluir seções relevantes e/ou adaptar a estrutura do CV para destacar suas qualificações mais interessantes para o cargo, desde que o currículo tenha todas as informações essenciais para a avaliação da candidatura. Por exemplo, se um candidato tem uma boa formação na área em que deseja atuar, ele pode apresentar primeiro a seção sobre Formação Acadêmica e depois a seção sobre Experiência Profissional.
Currículo combinado ou misto
Como o nome dá a entender, esse tipo de currículo faz uma combinação de formatos para apresentar o perfil profissional de uma pessoa. Tanto que ele pode ser chamado de currículo cronológico funcional, além de currículo combinado ou currículo misto. Mas, seja qual for a nomenclatura, essa composição é ideal para quem quer demonstrar capacidade sob vários aspectos.
Por exemplo, o currículo pode ter um visual moderno e explorar o espaço lateral incluindo uma barra lista de habilidades e ainda listar as experiências profissionais em ordem cronológica. Essa é uma forma de tratar as informações do CV como um pacote, sem dar um peso especial a alguma seção.
Vídeo currículo
O vídeo currículo se popularizou nos últimos anos, mas ainda não é amplamente usado nos processos de recrutamento e seleção profissional. Isso significa que, mesmo que você faça um excelente vídeo-CV, é importante contar também com um currículo básico para apresentar às empresas.
Por mais que esse seja um material complementar ao seu currículo, não deixe de abordar os seguintes pontos na gravação:
- seus dados pessoais,
- suas principais experiências de trabalho,
- habilidades relacionadas ao cargo,
- nível de proficiência em idiomas
Aproveite para mencionar os seus objetivos profissionais alinhados à vaga pretendida e outros destaques que possam agregar valor à sua candidatura.
Entenda a diferença entre CV e Currículo Lattes
Conhecido como currículo profissional, o curriculum vitae (CV) é o documento mais indicado para quem está em busca de uma oportunidade de estágio ou emprego. Isso porque o CV serve para pessoas com qualquer grau de escolaridade. Já o Currículo Lattes é focado na jornada acadêmica e segue o padrão da plataforma com CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).
Isso significa que você pode fazer um currículo para se candidatar a empregos com a estrutura que melhor apresenta a sua trajetória no mercado de trabalho, mesmo com pouca (ou nenhuma) experiência profissional e sem um diploma de curso superior.