Ver essa foto no Instagram
Na noite desta segunda-feira (17), Lauro Fernandes, Diretor Técnico Operacional da Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (CAERD), divulgou um vídeo explicando os motivos da falta de água que vem afetando a população de Jaru.
Segundo Lauro, o problema começou quando o flutuante utilizado para a captação de água sofreu uma perfuração, o que resultou no mau funcionamento de uma das bombas captadoras.
Lauro, já havia alertado no ultimo sábado, para uma possível escassez de água em decorrência da seca intensa provocada pelo fenômeno El Nino, e nesta segunda voltou a público para explicar a danificação da bomba agravada por uma baixa repentina no nível do rio Jaru.
Segundo ele durante todo o dia, funcionários da CAERD, com auxilio de soldados do Exército, trabalharam na solução do problema.
De acordo com ele, a solução definitiva só será possível com a chegada de uma nova bomba, prevista para esta terça-feira. “A nova bomba vai substituir a que foi danificada, e assim resolveremos o problema de abastecimento de água na cidade”, afirmou Lauro Fernandes no vídeo.
A previsão é que, com a instalação da nova bomba, o abastecimento seja restabelecido ainda nesta terça-feira.
A falta de água tem causado transtornos significativos para os habitantes de Jaru, afetando atividades cotidianas e gerando preocupações sanitárias. Com a promessa de resolução iminente, espera-se que a situação se normalize e a rotina da cidade volte ao normal.