Com o objetivo de melhorar a qualidade do solo, alavancar a produção no Estado de Rondônia e fortalecer a renda do produtor. O Governo de Rondônia deu início às ações do Programa Mais Produção/Calcário para o ano de 2024. A abertura oficial foi realizada na quinta-feira (23), em uma propriedade localizada na chácara 3 Irmãs, km 59,5 saída para o distrito de Tarilândia, no município de Mirante da Serra e contou com a presença de vários produtores e autoridades locais e regionais. O programa é financiado com recursos da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) e do Fundo ProLeite, proporcionando incentivo aos produtores da agricultura familiar e da cadeia leiteira.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o programa Mais Produção/Calcário o programa fornece condições adequadas para que os agricultores possam plantar e colher com mais eficiência. “Com um solo mais fértil e equilibrado, é possível obter melhores resultados e aumentar a produção de alimentos”, pontuou.
Durante a solenidade, foram ministradas palestras e orientações com o intuito de auxiliar os produtores no manejo adequado de suas lavouras e instruí-los sobre a utilização correta do insumo, buscando assegurar sua eficácia na recuperação do solo.
Segundo o secretário da Seagri, Luiz Paulo, o Governo tem apresentado ações para agilizar a distribuição do calcário às famílias de produtores cadastradas no programa. Essa iniciativa é fundamental para melhorar a qualidade e a quantidade da produção de leite no Estado.
De acordo com o diretor-presidente da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO), Luciano Brandão, os produtores interessados em participarem do programa, devem se inscrever de forma presencial nos escritórios da Emater/RO, apresentando documentos pessoais, comprovante do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar, análise de solo atualizada e comprovante de pagamento da usina de calcário.
“Os produtores que desejam melhorar a qualidade da produção em suas terras e aumentar a rentabilidade de suas atividades agrícolas devem aproveitar a oportunidade, pois há um limite de entrega. Ao se inscreverem no programa, estarão investindo no futuro de suas propriedades e garantindo o crescimento sustentável e lucrativo para seus negócios rurais”, ressaltou Luciano Brandão.
O Mais Produção/Calcário atenderá inicialmente, as regiões Madeira Mamoré, Vale do Jamari e região Central do Estado, visando promover o desenvolvimento agropecuário de Rondônia.