Após uma operação de investigação da Polícia Federal no Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Ouro Preto do Oeste, o atual presidente, Sebastião Pereira da Silva, divulgou uma nota esclarecendo os acontecimentos.
No comunicado emitido em 19 de abril de 2024, Sebastião afirma que o Instituto ainda não teve acesso ao teor do processo, mas assegura que, durante a ação policial ocorrida em 18 de abril, apenas foram requeridas cópias de documentos administrativos, sem a apreensão de qualquer material ou equipamento.
O Instituto de Previdências dos Servidores Públicos do Município (IPSM) é uma autarquia municipal com autonomia administrativa, financeira, orçamentária e patrimonial, responsável por gerir os recursos destinados à aposentadoria e pensão dos servidores municipais. Sebastião enfatizou que não há interferência dos prefeitos na gestão dos investimentos do Instituto e que o presidente e os conselheiros são eleitos pelos segurados desde o ano 2000.
Diante da situação, o presidente reiterou a disposição do IPSM para colaborar com as investigações, afirmando que a instituição está comprometida com a transparência e a correta gestão dos recursos previdenciários. Sebastião Pereira da Silva encerrou a nota afirmando que o IPSM está à disposição para fornecer quaisquer esclarecimentos adicionais aos servidores, autoridades e interessados.
Ouropretodooeste.com