Ações que resultam nas condutas de atendimento às vítimas de queimaduras fizeram parte do treinamento voltado para pré e intra-hospitalar desenvolvido nos dias 3 e 4, pelo Centro de Educação Técnico-Profissional na Área de Saúde (Cetas), em parceria com a Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ), com objetivo de capacitar a equipe multiprofissional envolvida na assistência ao paciente queimado em todos os níveis de complexidade, desde casos leves até os mais graves.
Oferecido exclusivamente pela SBQ, reconhecida nacionalmente na assistência ao paciente queimado, o treinamento foi direcionado a profissionais de saúde, incluindo médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, técnicos em enfermagem, nutricionistas, assistentes sociais, fonoaudiólogos e psicólogos das unidades estaduais de saúde de Rondônia.
ASSISTÊNCIA
O Governo de Rondônia destaca as ações visando fortalecer a capacidade da equipe de saúde em lidar com emergências relacionadas à queimaduras, garantindo que as vítimas recebam o cuidado necessário, desde o momento do incidente até a conclusão do tratamento, sempre visando o bem-estar e a recuperação dos pacientes.
“Nosso desejo é proporcionar uma maior qualidade no atendimento de urgência e emergência às vítimas de queimaduras, tanto em Porto Velho quanto nos demais municípios do Estado. O paciente precisa receber uma assistência adequada nas unidades e, para isso, os profissionais precisam estar preparados para lidar com cada situação específica no atendimento às vítimas de queimaduras”, ressaltou o governador do Estado, Marcos Rocha.
“Os profissionais da saúde aqui presentes têm muito interesse em aprender para poder tratar melhor os pacientes que buscam por assistência no pronto-socorro e na atenção primária. Isso é muito importante, pois eles estão buscando conhecimento. Espero que este curso tenha contribuído para isso, pelo menos para despertar o desejo de adquirir novos conhecimentos e compartilhar com outros profissionais”, destacou o coordenador do curso pela SBQ, Mário Ramos.