O Governo de Rondônia iniciou a entrega das Cadernetas da Criança-Passaporte da Cidadania, aos 52 municípios do Estado, na última semana, por meio das seis regionais de Saúde. Todas as crianças até nove anos de idade receberão o documento, que é essencial para o devido acompanhamento do desenvolvimento saudável.
De iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a Caderneta de Saúde é um instrumento importante para a saúde, pois permite que os profissionais monitorem o crescimento e desenvolvimento da criança, e identifiquem, precocemente, qualquer problema. O documento também fornece informações sobre vacinas, alimentação saudável, higiene, educação e assistência social, do nascimento até os nove anos de idade.
Rondônia está comprometida com a saúde da criança e garante a entrega das cadernetas de saúde, em todos os municípios do Estado. A iniciativa visa fortalecer a atenção primária à saúde e garantir que todas as crianças tenham acesso ao acompanhamento do crescimento e desenvolvimento com qualidade.
EXECUÇÃO
Confeccionadas pelo Ministério da Saúde (MS), as cadernetas foram enviadas aos Estados e, posteriormente, distribuídas à Atenção Primária à Saúde (APS), representada pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), maternidades e rede credenciada dos municípios. O documento gratuito e de fácil acesso pode ser solicitado em qualquer posto de saúde, mas tem prioridade, os nascidos vivos em 2023, e as crianças de 0 a 3 anos; acompanhadas pelo Programa Criança Feliz.
O secretário de saúde, Jefferson Rocha explicou que, o documento é fundamental para o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil. “Todas as crianças têm o direito de receber serviços de saúde com qualidade, que apoiem seu desenvolvimento, e a Caderneta é um instrumento que facilita o trabalho da nossa equipe”, destacou.