À Rede Amazônica, Vanessa Rack, engenheira agrônoma, explicou como a ideia começou.
“O girassol é um atrativo da Rondônia Rural Show. Ele surgiu justamente da ideia de atrair as pessoas para ir em um lugar que fosse um cartão postal, um lugar para a pessoa tirar foto e querer postar e guardar aquilo, eternizar aquele momento. Então, começou a ideia de uma área pequena e foi sucesso. Esse ano, a área vai estar ainda mais bonita”, revelou
O girassol é plantado meses antes da feira. Primeiro, se faz o adubamento do solo com nitrogênio, fósforo e potássio. Depois da adubação, faz-se o espaçamento e planta-se a semente. E é só depois de 50 dias do início do plantio que as flores começam a abrir.
Segundo o Governo de Rondônia, o plantio de girassol ainda está em fase inicial, mas é promissor. Produtores podem comercializar as sementes como alimentação para aves, produção de ração, silagem e biofertilizante.
🌻 Além disso, o girassol é um cultivo de ampla capacidade de adaptação e pode ser uma opção de rotação e sucessão de culturas nas regiões produtoras de grãos.
Agricultura na Amazônia
O tema da 11° edição da Rondônia Rural Show Internacional é: “Agricultura da Amazônia”. A feira acontece de 20 a 25 de maio, no Centro Tecnológico Vandeci Rack, em Ji-Paraná (RO).
De acordo com o governo, o objetivo é promover a discussão e dar foco as inovações utilizadas na agricultura da Amazônia, que contribui para o desenvolvimento sustentável da região.
G1 Rondônia