Pesquisadores suecos descobriram que beber até um litro de cerveja por semana reduz em até 30% o risco de sofrer um ataque cardíaco ao longo da vida.
Para chegar à conclusão, eles acompanharam 1,5 mil mulheres ao longo de 32 anos. Durante esse período, elas relataram a quantidade de vinho, cerveja e destilados que costumavam beber diariamente.
E, então, os pesquisadores compararam os casos de derrame, infarto, diabetes e câncer sofridos por elas com os hábitos alcoólicos e outros fatores de risco, como estilo de vida e tabagismo.
Aí veio a surpresa: quem bebia cerveja moderadamente corria menos riscos de ter um infarto do que os abstêmios e os maisbeberrões. Por outro lado, tomar vodka, uísque e outras bebidas mais de duas vezes por mês aumenta em até 50% os riscos de ter algum tipo de câncer.
Ainda é cedo para recomendar cerveja como uma bebida saudável ao coração. Mas pesquisadores gregos já haviam chegado a resultados parecidos. Por precaução (e só por isso), amigos, vale tomar uma gelada nessa tarde quente.