A Federação entre o PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira) e o Cidadania (antigo PPS) foi formalizada em 2021, durante as articulações políticas visando as eleições municipais daquele ano.
Em Jaru a possibilidade do Cidadania conquistar uma cadeira na Câmara Municipal por meio da candidatura proporcionada pela federação tem adicionado um elemento de tensão aos detentores de mandatos, evidenciando incertezas quanto a manutenção das quatros cadeiras do PSDB, atualmente.
Possíveis divisões internas podem surgir em detrimento a adaptação a essa nova realidade política.
Com a federação, abre possibilidades para novos nomes disputar cadeiras em meios aos “barões” tucanos no parlamento local, ameaçando seriamente a atual composição do PSDB.
A recente filiação no Cidadania do ex-presidente da Câmara de Vereadores, Josimar da 34, cria um desconforto, uma vez que ele é considerado um nome forte, já tendo obtido quase 800 votos.
Desconforto:
A falta de conhecimento prévio sobre a formação da federação entre o PSDB e o Cidadania tem causado descontentamento entre os membros do PSDB em Jaru.
A inclusão do Cidadania na coalizão pode representar perda de espaço político para o partido e fomentar especulações sobre o futuro da legenda no município.