A GOL Linhas Aéreas Inteligentes S.A. (“GOL” ou “Companhia”) (B3: GOLL4 e NYSE: GOL) anunciou hoje a decisão voluntária de entrar com um pedido de recuperação judicial nos Estados Unidos sob o Chapter 11 no Tribunal de Falências do Distrito Sul de Nova York. Essa medida é uma resposta cautelosa e adaptativa ao cenário econômico global desafiador, alinhando-se com práticas comuns no setor aéreo para reestruturação financeira, especialmente em tempos de crise.
Segundo Jefferson Lucas, economista, “a recuperação judicial nos EUA, especificamente sob o Capítulo 11, permite que empresas reestruturem suas dívidas enquanto mantêm suas operações. É uma jogada inteligente da Gol diante das atuais incertezas econômicas e do impacto prolongado da pandemia na indústria aérea.”
Outras opiniões destacam a estratégia como um ajuste estratégico, não necessariamente um sinal de falência iminente. A recuperação judicial nos EUA é vista como um caminho para fortalecer operações comerciais a longo prazo.
A GOL inicia esse processo com um compromisso de financiamento de US$ 950 milhões, na modalidade debtor in possession (“DIP”) por membros do Grupo Ad Hoc de Bondholders da Abra e outros Bondholders da Abra. O financiamento, sujeito à aprovação judicial, junto ao caixa gerado pelas operações em curso, fornecerá liquidez substancial para apoiar as operações durante o processo de reestruturação financeira.
Apesar dos desafios de sua estrutura de capital e da menor disponibilidade de aeronaves, o desempenho operacional da GOL continua forte. No 3T23, a GOL entregou um dos melhores resultados operacionais para companhias aéreas da América Latina, com recordes históricos de receita operacional líquida e taxas de ocupação.
“A GOL utilizará esse processo para reestruturar suas obrigações financeiras de curto prazo e fortalecer sua estrutura de capital para ter sustentabilidade no longo prazo. A Companhia espera sair desse processo com um investimento significativo de capital, posicionando-a para expandir sua posição como Companhia aérea líder na América Latina”, afirmou a empresa.
Sobre o economista Jefferson Lucas
Jefferson Lucas é um economista formado pela UFPB e UFPE, onde consolidou sua expertise analítica e profundo entendimento dos princípios econômicos. Seu percurso acadêmico direcionado à Economia o capacitou para interpretar e antecipar tendências no mercado financeiro, especialmente em áreas como Comércio Internacional e Macroeconomia. Sua visão abrangente e conhecimento detalhado das relações econômicas globais possibilitam uma análise precisa das conjunturas macroeconômicas e das tendências no comércio internacional. Reconhecido por traduzir dados complexos em insights práticos, Jefferson Lucas oferece análises perspicazes sobre o cenário econômico global e seu impacto em economias locais. Com experiência na avaliação de políticas comerciais, projeções de mercado e compreensão das sutilezas das relações comerciais internacionais, Jefferson Lucas fornece uma perspectiva estratégica para os desafios e oportunidades no panorama econômico contemporâneo. Sua abordagem é baseada em análises sólidas e em sua paixão por entender as interconexões entre os mercados financeiros e as dinâmicas globais.
Assessoria