As inscrições para o Sisu foram feitas entre os dias 22 e 25 de janeiro. Os selecionados nesta primeira chamada terão de 1º e 7 de fevereiro para efetuar suas matrículas, garantindo assim suas vagas nas instituições de ensino superior.
As vagas são distribuídas entre 127 instituições de educação superior, mas nenhuma entidade pública do estado aderiu ao Sisu 2024.
Segundo o MEC, de terça-feira a 7 de fevereiro, os estudantes que não foram selecionados terão a oportunidade de manifestar interesse em participar da lista de espera do Sisu. Esta lista é uma chance adicional para aqueles que buscam uma vaga e pode oferecer uma nova oportunidade de ingresso.
O que é o Sisu?
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um sistema eletrônico gerenciado pelo MEC e tem como objetivo principal a alocação de estudantes em vagas oferecidas por instituições públicas de ensino superior em todo o Brasil.
A seleção dos candidatos é realizada com base na média da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), respeitando o limite de vagas por curso e modalidade de concorrência, conforme as escolhas dos candidatos inscritos.
➡️Qual foi o cronograma?
- Inscrições: de 22 a 25 de janeiro de 2024
- Resultados da 1ª chamada: 30 de janeiro de 2024
- Matrículas: 1º a 7 de fevereiro de 2024
- Participação na lista de espera: manifestar interesse entre 30 de janeiro e 7 de fevereiro de 2024
- Resultado das listas de espera: datas serão definidas por cada universidade
Além disso, o Sisu leva em consideração o perfil socioeconômico para aplicação da Lei de Cotas, garantindo o acesso de estudantes de diferentes contextos sociais ao ensino superior público.
Durante o processo de inscrição, os alunos puderam selecionar até dois cursos de interesse. Eles também podem conferir suas colocações no sistema, o que é importante para saber as suas chances de classificação.
Por que Rondônia não participa do Sisu?
Nem a Universidade Federal de Rondônia (Unir) e nem o Instituto Federal aderiram ao Sisu 2024. De acordo com a Unir, a instituição não adere a esse formato de seleção para o preenchimento de vagas em nenhum curso de graduação da instituição.
A Unir possui um sistema próprio para seleção de novos alunos através das notas do Enem, que possibilita diversas oportunidades para estudantes rondonienses cursarem o ensino superior, principalmente aqueles em situação de vulnerabilidade socioeconômica e de escolas públicas.
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) participou do Sisu até a edição de 2021. No entanto, atualmente o Instituto também realiza o próprio processo seletivo para cursos técnicos de nível médio e superior.
Segundo o IFRO, a não adesão ao Sisu ocorre devido as diferenças entre o cronograma do Sisu e o calendário acadêmico do instituto. As chamadas para matrícula no programa acontecem após o início das aulas nos Campi, o que pode prejudicar os alunos ingressantes dessa modalidade.