/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/i/T/IhDCnuSX2sver6rJBLZA/download.png)
Eduardo Kobra em Rondônia — Foto: Ministério Público de Rondônia
Depois de passar por mais de 30 países, o artista brasileiro reconhecido internacionalmente, Eduardo Kobra, chegou em Rondônia para inaugurar a primeira obra no estado. A “tela” escolhida é uma parede com 37 metros de altura e sete metros de largura em um prédio do Ministério Público de Rondônia (MP-RO).
A ideia da pintura surgiu, inicialmente, na cabeça do Procurador-Geral de Justiça, Ivanildo de Oliveira, que passava diariamente pela parede sem “vida”.
“Era uma parede azul e não me agradava muito. Eu pensava: ‘poxa, não tá legal’. Me surgiu essa ideia de ter um mural nessa parede que pudesse expressar para as pessoas aquilo que o Ministério Público defende. A gente poderia traduzir ali, naquela parede que até então não tinha muito significado, uma mensagem para todos”, apontou.
A missão, depois da ideia, foi escolher um artista que representasse os ideais defendidos pelo Ministério Público e resolver todos os trâmites para que o “sonho” se tornasse possível. E nada melhor do que um artista humanista e carregado de representatividade.
“Eu venho de uma origem simples, eu nasci em um bairro da periferia de São Paulo. Eu tenho 48 anos e faço pintura nas ruas desde os 12. Então eu sou um dos precursores desse movimento. Passei por todos os desafios, todas as dificuldades na rua, sou autodidata”, conta Eduardo Kobra.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/R/U/HzAKtjSQCPiah025uhEg/3c320fea-e500-45cd-8431-0aea622e41e0.jpeg)
Arte de Kobra em Rondônia — Foto: Eduarda Dejan/Rede Amazônica
Com seu trabalho, o muralista aborda temas como proteção dos povos originários, das florestas, combate ao racismo e intolerância, além de diversos outros temas envolvendo proteção dos Direitos Humanos.
“Eu passei a fazer uma pesquisa na região, entender sobre a população e especificamente a população ribeirinha, povos indígenas e tudo mais. Acho que esse mural vai fazer essa conexão mostrando que todos estamos interconectados, somos todos interdependentes e valorizando as pessoas comuns, os trabalhadores do dia a dia que são a verdadeira locomotiva da cidade”, comentou o muralista.
O mural foi nomeado de “Brasileiras e Brasileiros” e promete ser uma homenagem ao estado de Rondônia. Outra promessa de Kobra é que a obra fique pronta em até 10 dias (isso se o tempo ajudar).
“Vou ficar contando que o tempo ajude porque aguentar 50 graus não é fácil. Pendurado ali, a parede branca que já reflete bastante. Mas pintar da rua é isso: calor, frio, seja lá o que for vamos pra cima”, ressaltou, bem humorado.
G1