- 🥇 Lúcia Helena, de Novo Horizonte;
- 🥈Nicole Nedel, de Nova Brasilândia;
- 🥉 Celesty Suruí, de Cacoal.
A premiação é realizada por uma indústria de café em parceria com a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) e é destinada exclusivamente às mulheres produtoras de café do Brasil.
Celesty Suruí, primeira indígena barista do Brasil e 3ª colocada no Florada Premiada 2023 — Foto: Celesty Suruí/Reprodução/Redes sociais
Poliana Perrut, que representou a terceira colocada na premiação, destacou que todo o trabalho feito em Rondônia reflete nos concursos nacionais.
“As mulheres tem uma importância imensa na evolução da qualidade do café de Rondônia, e nada mais justo do que premiar elas. Ter o pódio todo ocupado por mulheres de Rondônia reflete no trabalho de qualidade do café do Estado“, disse.
As três vencedoras fazem parte de um grupo selecionado de 17 mulheres que estavam na final do “Florada Premiada” 2023 edição Canephora.
O concurso foi realizado em duas etapas, a classificatória e a final de ranqueamento. As amostras qualificadas na auditoria foram avaliadas na etapa Classificatória. As 20 amostras mais bem classificadas em cada categoria, via úmida e via seca, seguiram para a avaliação na etapa Final de Ranqueamento.
G1