Após chegarem rapidamente ao local, os policiais militares conseguiram puxar uma das vítimas com vida de dentro do poço.
Um acidente ocorrido durante escavação manual de um poço na cidade de Theobroma, resultou na morte do trabalhador Ademar Rodrigues de Santana de 47 anos, morador de Jaru, e deixou seu cunhado Erivelton Vaz da Silva, hospitalizado.
As vítimas inalaram fumaça tóxica de pólvora, após utilizarem explosivos para prosseguirem na perfuração do poço.
Segundo consta, ao se depararem com uma pedra a cerca de 12 metros de profundidade, resolveram implodi-la, eles foram prudente durante o acionamento do artefato, saindo do poço e mantendo uma certa distância, no entanto Ademar, resolveu descer e ver o resultado antes da dispersão de toda a fumaça resultante da explosão.
Sua esposa relatou a Policia Militar em Theobroma, que Erivelton ao perceber que Ademar haveria passado mal, desceu para resgatá-lo, vindo ele a inalar a fumaça e também desmaiar.
Desesperada ela acionou o socorro sendo atendida de prontidão pelos PMs: Sargento Jakson, CB Souza Santos e SD Edmilson, os militares se deparam com fumaça saindo do poço e cheiro muito forte de pólvora, e durante diversas tentativas de verbalizar com as vítimas ouviram uma delas tossindo no poço, foi então orientado pelo policial, para que este segurasse na corda, ao sentir que ele havia atendido o pedido foi puxado para superfície, sendo que após passar pelas nuvens de fumaça dentro do poço um dos polícias foi segurado pelas pernas e terminou de puxar a vítima, para que caso ela desmaiasse novamente não soltasse a corda e caísse, assim que retirado de dentro do poço recebeu os primeiros socorros ainda no local, sendo, posteriormente, encaminhado ao Hospital Municipal da cidade.
Foi acionado o Corpo de Bombeiros da cidade de Jaru, munido de equipamentos como oxigênio e máscara, um socorrista adentrou ao poço e encontro Ademar caído com sua face submersa na água, ele foi içado, porem foi constatado que ele já se encontrava em óbito.