Mais de 30 mil estudantes fazem o primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) neste domingo (5) em Rondônia.
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), as provas são aplicadas em 24 cidades:
- Alta Floresta do Oeste
- Alto Paraíso
- Alvorada do Oeste
- Ariquemes
- Buritis
- Cacoal
- Cerejeiras
- Colorado do Oeste
- Espigão D’Oeste
- Guajará-Mirim
- Jaru
- Ji-Paraná
- Machadinho D’Oeste
- Mirante da Serra
- Monte Negro
- Nova Brasilândia D’Oeste
- Ouro Preto do Oeste
- Pimenta Bueno
- Presidente Médici
- Porto Velho
- Rolim de Moura
- São Francisco do Guaporé
- São Miguel do Guaporé
- Vilhena
Os portões dos locais de prova do Enem foram abertos às 11h (no horário local), mas desde cedo as escolas já tinham concentração de alunos.
Em Ariquemes, as estudantes Leonir Chagas, Kayla Raiane, Flávia Nascimento chegaram na escola estadual Ricardo Cantanhede por volta de 8h30. O colégio é o que tem mais candidatos inscritos, entre os oitos locais.
Estudantes de Cujubim chegaram 8h30 na escola de Ariquemes para fazer a prova do Enem — Foto: Jemima Queren/Rede Amazônica
As três estudantes são de Cujubim, cidade que fica a 120 quilômetros de Ariquemes. Devido à distância, elas precisaram sair cedo de casa e para driblar o tempo de espera (e o calor) na frente da escola, Leonir, Kayla e Raiane levaram várias garrafas com água. “As garrafas grandes com água também vão ajudar que fiquemos saindo durante a prova”, disse.
Em Ariquemes, outro candidato que chegou cedo para a prova foi Francisco Constantino, de 40 anos. “Essa é a segunda vez que eu faço o Enem na vida. Meu foco agora é cursar psicologia, por isso decidi tentar o exame”, contou entusiasmado.
Francisco Constantino chegou antes dos portões abrirem para fazer o Enem em Ariquemes — Foto: Jemima Queren/Rede Amazônica
Em Porto Velho, a movimentação foi intensa nos principais locais de prova, como na Escola João Bento, onde há 950 candidatos inscritos para o Enem.
A movimentação na capital também foi intensa na frente da faculdade Fimca (veja nas fotos abaixo).
Alunos na Escola João Bento da Costa à espera do Enem neste domingo (5) em Porto Velho — Foto: Jheniffer Núbia/Rede Amazônica
Em Vilhena, cidade com mais de 2 mil alunos inscritos para o Enem 2023, a movimentação foi tranquila durante a manhã e não houve correria ou tumulto na reta final para o fechamento dos portões.
Na escola Marechal Rondon foi montado uma barraca para oferecer água aos estudantes. A Polícia Militar também acompanhou a entrada dos alunos.
Movimentação do Enem em Vilhena neste domingo (5) — Foto: Lieberson Pimentel/Rede Amazônica
⌚ Veja os horários de aplicação (no horário de Rondônia):
- Abertura dos portões: 11h
- Fechamento dos portões: 12h
- Início das provas: 12h30
- Término das provas neste 1º dia: 18h
O Enem 2023 acontece neste domingo e também no próximo dia 12 de novembro. As provas ficaram dividas da seguinte maneira:
5 de novembro
- 45 questões de linguagens (40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol);
- 45 questões de ciências humanas; e
- redação.
Tema da redação do Enem 2023 é ‘Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil’
12 de novembro
- 45 questões de matemática; e
- 45 questões de ciências da natureza.
Movimentação para o Enem na Escola João Bento da Costa — Foto: Jheniffer Núbia/Rede Amazônica
Escola Ricardo Cantanhede em Ariquemes tem maior quantidade de inscritos na cidade — Foto: Jemima Queren/Rede Amazônica
G1