O aniversário de emancipação do município de Jaru é comemorado em 07 de novembro, porém neste ano foi antecipado para hoje(03).
Ver essa foto no Instagram
Aproveitando esta ocasião, vamos fazer uma viagem no túnel do tempo e reviver a história deste município para alguns e apresentá-la a outros. Jaru tem uma história rica, desde sua fundação até sua emancipação política. A cidade experimentou um crescimento significativo com a chegada de imigrantes do sul e sudeste do país, tornando-se um importante centro comercial e agrícola em Rondônia.
Os primeiros habitantes e a urbanização começaram bem antes dos 42 anos atrás. A cidade começou a ser construída em 1912, em torno de um dos postos telegráficos instalados por Cândido Mariano da Silva Rondon. Na época, o Vale do rio Jaru era ocupado por seringais e seringueiros desde o século 19, apesar da resistência imposta pelos indígenas da nação dos Jarus, os imigrantes avançaram. A convivência e a integração com os nativos foram conquistadas pacientemente pelos colonizadores, que buscavam aproveitar as terras férteis do município.
Na esfera política, o processo de criação do município de Jaru teve início em 11 de outubro de 1977, com a criação do distrito de Jaru pela Lei 6.448, e Sandoval de Araújo Dantas foi nomeado como o primeiro administrador. O município de Jaru foi criado através da Lei 6.921, de 16 de junho de 1981, mas sua instalação só foi concretizada em 7 de novembro daquele ano.
Enquanto isso, centenas de imigrantes chegavam à cidade, vindos do sul e sudeste do país. Eles se estabeleceram na cidade, formaram suas famílias e deram origem à geração de descendentes, os jaruenses. Nesse período, a cidade começou a expandir comercialmente, com a abertura de pequenas empresas que se tornariam as maiores do estado de Rondônia no futuro.
Jaru, que já teve uma população superior a 70 mil habitantes, possui atualmente 50 mil habitantes. Isso se deve principalmente ao desmembramento e emancipação de alguns de seus distritos, como Theobroma e Governador Jorge Teixeira, ocorridos em 1992. A cidade ainda possui os distritos de Tarilândia, Bom Jesus, Santa Cruz da Serra e o Subdistrito de Jaru-Uaru.
Atualmente, Jaru está entre as seis cidades mais importantes do estado de Rondônia e é considerada forte nos setores comercial e do agronegócio.