Jaru Online
Jaru, 22 de novembro de 2024

Cidadãos que contribuíram para o progresso de Rondônia recebem títulos e medalhas na Ale/RO

Em solenidade especial, a Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou na segunda-feira (23) a entrega de solenidade de entrega de Títulos Honoríficos de Cidadãos Honorários e Medalhas de Mérito Legislativo a rondonienses que contribuíram para o progresso do estado. O autor da propositura foi o deputado Delegado Lucas (PP).

 

 

O desembargador decano Roosevelt Queiroz, o desembargador José Jorge da Luz, do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ-RO), e o defensor público-geral Victor Hugo de Souza Lima participaram da solenidade, além de familiares e amigos dos homenageados.  Na oportunidade, o deputado Lucas afirmou que as honrarias concedidas na Casa de Leis não foram apenas símbolos, mas representam um profundo respeito e apreço pela dedicação exemplar à comunidade e ao estado.

 

 

“Hoje reconhecemos aqueles que, através de seu trabalho incansável e compromisso inabalável, deixaram um legado duradouro e significativo em áreas cruciais, como educação, desenvolvimento econômico, inovação, jurídico, preservação cultural e bem-estar social. Como representante do povo, é uma das minhas responsabilidades reconhecer e valorizar aqueles que contribuíram de forma significativa para o progresso e desenvolvimento do nosso amado estado de Rondônia. Através da concessão de Títulos Honoríficos de Cidadãos Honorários e Medalhas de Mérito Legislativo, expressamos nossa gratidão e reconhecemos publicamente os esforços notáveis e as contribuições extraordinárias de indivíduos excepcionais”, disse o parlamentar.

 

Um dos homenageados, o delegado Swami Otto Barboza Neto, da Polícia Civil, agradeceu o recebimento da honraria e afirmou que a entrega da medalha de mérito serve como um lembrete inspirador de que o compromisso e o serviço dedicado são qualidades inestimáveis para fortalecer o tecido da sociedade. “Eu sou apenas o representante de uma grande instituição, que eu tenho a grande honra de fazer parte. Eu tenho a honra de ser filho de policial, carrego a polícia no meu sangue. Para mim é muito bom saber que eu carrego um legado, e que esse legado segue adiante. Estou aqui representando muitos homens e muitas mulheres, que dia a dia dividem comigo a batalha. Ser policial não é fácil porque somos os primeiros a serem atacados quando alguma coisa acontece, mas quando algo dá errado para os outros, nós somos os primeiros a serem chamados, os primeiros a socorrer a população. Por isso é bom estar aqui, na casa do povo. O povo é a quem nós servimos e é aqui que podemos representar isso”, diz.

 

Abaixo, veja o histórico dos homenageados:

 

– Célio Leandro da Silva é professor e membro da cadeira 23 da Academia Rondoniense de Letras. Graduado em História pela Universidade Federal de Rondônia em 2004, é especialista em História e Cultura dos Povos Indígenas (2013) e Arqueologia da Amazônia (2011). Possui uma vasta experiência profissional, tendo atuado como pesquisador da Universidade Federal de Rondônia. Seus estudos concentram-se na vivência dos seringueiros na Amazônia, especialmente com base nos relatos de Euclides da Cunha. Também é professor de metodologias, sociologia e filosofia em cursos de ensino superior, participando de bancas avaliativas de artigos e trabalhos de conclusão de curso.

 

– Swami Otto Barboza Neto nasceu na cidade de Porto Velho em 1° de janeiro de 1984. Ele é bacharel em direito (2006) e bacharel em teologia (2015). Além disso, possui pós-graduação em várias áreas, incluindo Direito Público (2011), Inteligência Policial (2021), Ciências da Religião (2021) e Direito Cibernético (2021). Delegado de Polícia Civil do Estado de Rondônia, atualmente é titular da Delegacia Especializada em Repressão às Fraudes (DEFRAUDE). Possui experiência em cibersegurança e no combate às fraudes e crimes cibernéticos.

 

– Mario Silvio Pereira, com 62 anos, é natural de Santa Catarina, mas chegou a Rondônia em outubro de 1983. Em 1984 ingressou na Polícia Militar e ficou na corporação até 2006, quando passou a ser da reserva remunerada. Em 2010 ele entrou para o curso de direito e após a graduação, Mario não parou mais de estudar, se tornando detentor do maior número de diplomas universitários. Atualmente ele está fazendo uma nova graduação na área de psicologia.

 

– Dr. Amado Ahamad mora há mais de 30 anos em Rondônia. Formado em medicina desde 1984, atua na especialidade ginecologista, sendo reconhecido pelo seu comprometimento em oferecer tratamentos individualizados e eficazes para seus pacientes. Sua experiência profissional abrange atuação como médico em saúde materno-infantil e auditor no serviço de saúde em Porto Velho. Por seis anos foi diretor do Hospital de Base na capital.

 

– Carlos Alberto Camargo Lima chegou a Rondônia em 1968 e teve um destaque na carreira militar, inclusive recebeu o título de serviço nacional pelo trabalho na engenharia militar brasileira. Carlos tem graduação em administração e pós graduação em política e estratégia. Já foi superintendente administrativo da Caerd, consultor do Sebrae, e chefe do núcleo financeiro da Secretaria Municipal de Fazenda em Porto Velho.

 

– Dr. Delson Fernando Barcellos Xavier ocupa a posição de professor e chefe do Departamento de Ciências Jurídicas da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). É bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), desde 1992, e também é mestre em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e doutor em Direito pela UERJ. Ele exerce a advocacia há três décadas e tem ampla experiência como Procurador do Município de Porto Velho.

 

– Estácio Trajano Borges nasceu em setembro de 1959 no Maranhão e foi aprovado em 1990 para o cargo de analista judiciário no primeiro concurso público realizado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região, com sede em Porto Velho. Ele tem graduação em agronomia e é bacharel em direito. Residindo em Rondônia, escreveu livros e contribuiu para a preservação da história e divulgação do conhecimento.

 

– José Brasileiro Uchôa tem 77 anos e chegou a Rondônia em 1969, e em 1975 foi transferido pelo governador Cel. Jorge Teixeira de Oliveira para o distrito de Iata, em Guajará-Mirim. Foi administrador municipal e na região ficou até 1984, onde depois seguiu para Vila Nova. Ele foi o primeiro prefeito de Nova Mamoré (de 1989 a 1992), e voltou a ocupar a cadeira do executivo por mais dois mandatos (de 2005 a 2012). Atualmente é funcionário público aposentado e exerce o cargo de secretário do governo na prefeitura de Nova Mamoré.

 

– Paulo Luciano Bastos Botelhos tem 45 anos é presidente da Academia de História Militar Forte Príncipe da Beira, presidente do conselho fiscal da Associação Memorial Jorge Teixeira de Oliveira e membro da Ordem DeMolay. Foi oficial R/2 do Exército Brasileiro. É graduado em tecnologia e processamento de dados desde 2022, e pós graduado em redes de telecomunicação.

 

– Dr Ricardo Turesso formou-se em Direito na Faculdade de Direito de Presidente Prudente e chegou em Porto Velho em 1982, ano em que começou a atuar na advocacia e na Ordem dos Advogados de Rondônia (OABO). Em 1989 ele assumiu o cargo de conselheiro da OABRO. Além disso, lecionou na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), ensinando processo civil e sua prática. Contribuiu como professor na Escola da Magistratura do Tribunal de Justiça de Rondônia (EMERON) e na Escola da Magistratura do TRT da 14ª Região (EJUD 14ª Região).

 

– Vanderlei Coelho dos Santos é profissional em gestão empresarial, palestrante e conferencista, com especialização em educação corporativa. Possui pós-graduação em gestão de pessoas e é autor do artigo intitulado “Universidade corporativa: passado, presente e o futuro da educação nas organizações”. Além disso, fundou a Associação de Polo Empresarial de Porto Velho e liderou o projeto “Preparando para o trabalho”, voltado para a qualificação profissional e recolocação no mercado de trabalho.

 

 

Texto: Jônatas Luiz I Assessoria parlamentar
Foto: Antônio Lucas I Secom ALE/RO


COMPARTILHAR