Em meio a vento, chuva e raios, uma operação foi realizada pelo Corpo de Bombeiros e o Núcleo de Operações Aéreas (NOA) para resgatar, no último mês, um homem de 64 anos que passou sete dias perdido no ponto mais alto de Rondônia: o Pico do Tracoá.
Segundo o Corpo de Bombeiros, a vítima foi até o pico com amigos, mas no caminho de volta começou a passar mal e não conseguiu continuar. Os amigos andaram por quatro dias na mata, até Campo Novo de Rondônia (RO), cidade mais próxima, para pedir ajuda.
Uma peça fundamental em toda ação foi a participação do Black, o cão farejador do Corpo de Bombeiros. Foi ele quem localizou o homem no meio da floresta.
As equipes também utilizaram o Falcão, o helicóptero multimissão do NOA. As equipes de busca precisaram ser desembarcadas no leito de um rio, já que a floresta no Pico do Tracoá é densa, com árvores altas.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/d/A/toSgExSqCtCXL32JD7FQ/2866d063-5db9-4470-911a-5996fe519165.jpeg)
Grupo que realizou o resgate de homem que estava perdido no Pico do Tracoá — Foto: NOA/Divulgação
Foram três dias de tentativas, até que a equipe finalmente encontrar a vítima em um abrigo improvisado no meio da floresta.
O homem foi socorrido com apoio do helicóptero. Para pousar o Falcão, a equipe de solo precisou abrir uma clareira na mata porque não tinha margem de erro para aproximação do helicóptero.
A vítima foi atendida na unidade de saúde mais próxima e em seguida levada aos familiares.
G1