A ACIJ e a CDL JARU ALERTAM a toda a população sobre cuidados com o serviço de limpa nome de negativados, sem necessidade do pagamento de dívidas legítimas, que vem sendo oferecido à população por meio de publicidade na internet, tais como: em sites, instagram, facebook e whatsapp.
As pessoas que contratam este serviço podem acreditar que a dívida desaparecerá com essa medida, que não é mais devida, o que não é verdade. É importante esclarecer que as dívidas são devidas e continuam existindo e cadastradas nos sistemas de proteção ao crédito, inclusive, as empresas credoras podem ajuizar ação judicial de cobrança ou de execução contra os devedores que usaram dessa medida para “limpar o nome” sem pagamento de dívida.
O Corregedor Geral do Conselho Nacional de Justiça – CNJ solicitou informações a juízes e tribunais, após reportagem do site Metrópoles que publicou diversas matérias denunciando o “esquema limpa nome” que vem ocorrendo em todo o Brasil, conforme se verifica no site www.metropoles.com.br, em matéria atualizada no dia 15.09.23.
Lembramos o serviço de negativação de dívida junto ao SPC BRASIL, SCPC BOA VISTA, SERASA E PROTESTO é legítimo e que a eventual suspensão da visualização desses registros é provisória, logo voltarão a serem visualizados no sistema de consulta, se as dívidas não forem pagas. Estamos buscando mais informações para coibir esse tipo de prática que entendemos não ser legítima, pois prejudica o consumidor e o comércio.
A ACIJ e CDL JARU informam à população que quem tiver dívidas vencidas, podem procurar diretamente as empresas para negociá-las. Quem tiver com dificuldade para negociar a dívida, procure a ACIJ para ajuda-lo na intermediação junto ao comércio local.
Informou a ACIJ.