Na noite da última terça-feira, em 29 de agosto de 2023, o parlamentar Duarte Junior, membro do PSB no Maranhão, proclamou que obteve o endosso de 172 representantes do Congresso com o objetivo de dar continuidade à instauração da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) relacionada à 123Milhas.
O requerimento, que demandava a subscrição de 171 indivíduos, foi formalmente registrado junto à Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, onde passará pelo crivo de autenticação das assinaturas. A subsequência envolve a possibilidade do presidente da Câmara Baixa, Arthur Lira, proveniente do PP de Alagoas, fazer a leitura do requerimento durante uma sessão plenária, assim efetivando a criação do comitê.
Originários de Rondônia, os signatários compreendem o Coronel Chrisóstomo, do partido PL; Cristiane Lopes, ligada ao União Brasil; Fernando Máximo, também do União Brasil; e Maurício Carvalho, igualmente vinculado ao União Brasil. (Veja a relação completa ao final do artigo.)
Segundo as palavras de Duarte, a comissão também empreenderá uma análise minuciosa dos atrasos nos pagamentos das acomodações hoteleiras e das reclamações formuladas por clientes que experimentaram impedimentos em suas tentativas de viagem mediante os pacotes comercializados pela empresa Hurb. “A CPI será efetivada, assegurando que os consumidores possam reivindicar compensações por prejuízos de natureza moral e material, bem como a restituição dos montantes despendidos, corrigidos de acordo com a variação monetária atual”, declarou Duarte Júnior.
CONFIRA: