A vaca Matty Kingboy, holandesa preta e branca, bateu recorde de produção de leite do Agroleite. A média diária fechou em 107 quilogramas (kg) da bebida, de acordo com os organizadores do evento.
O Agroleite ocorreu entre 8 e 11 de agosto no município de Castro, no interior do Paraná, considerada a capital nacional do leite. O evento é referência no setor leiteiro. A cidade fica a 160 quilômetros da capital, Curitiba. A média diária de um animal convencional da raça holandesa preta e branca é de 45 kg por dia. Assim, a campeã produz 2,3 vezes mais que uma vaca comum.
Ela participou da competição na categoria produção vaca adulta. Outros de 15 animais participaram da disputa. A Matty Kingboy é da Agropecuária Harm, dirigida pelo pecuarista Lucas Rabbers.
“No Torneio Leiteiro do Agroleite os animais passam por 11 ordenhas ao longo de três dias”, informa organização do evento. “São descartadas a maior e menor ordenha para obter a soma total, que é dividida pelo número de dias de ordenha.”
A feira dos produtores de leite
Em média, 25 mil visitante passam pelo Agroleite. O evento está em seu 23º ano. Entre 2020 e 2021, o evento ocorreu em formato virtual em razão da pandemia. Assim, edição de 2023 é a segunda depois da retomada presencial.
De acordo com os organizadores, o Agroleite é um evento técnico voltado a todas as fases da cadeia do leite. “Durante o evento também são realizados fóruns, seminário internacional e painel para discutir genética, alimentação, qualidade animal, qualidade do leite e tecnologias voltadas ao setor”, informam em nota.
Campeã suprema
Embora tenha obtido a maior média diária de produção de leite, a Matty não é considerada a grande vencedora do evento. O título de Campeã Suprema ficou com a Bur Jur Mac Douglas Cristina. A premiação considera outros atributos. Entre eles, a formação da carcaça, a abertura de focinho, a profundidade de costela, o quadril, etc. Ou seja: é um concurso de beleza.