A Azul está fazendo mais mudanças na sua malha em Rondônia, agora com apenas 1 voo com jato e o restante com turboélice Cessna.
Após o cancelamento dos voos diretos para Recife e Salvador, a Azul diminuiu mais uma vez o número de voos em Porto Velho, capital de Rondônia, após uma grande quantidade de processos recebidos, que também levaram a GOL a seguir o mesmo caminho.
Agora, novas informações indicam que a empresa não terá mais, a partir de novembro, os dois voos diretos e diários para Cuiabá, e nem o voo diário sem escalas para Manaus, que são realizados com aeronaves Embraer E195-E1 para 118 passageiros e Airbus A320neo com 174 assentos.
A rota para Cuiabá será feita pela subsidiária Azul Conecta, que atualmente faz apenas voos cargueiros na cidade, para Rio Branco e Manaus. Assim como os voos de carga, serão utilizados os Cessna C208 Grand Caravan configurados para 9 passageiros na rota para Cuiabá, que agora terá escala em Ji-Paraná, no interior de Rondônia.
Com essa troca de aeronave de um bimotor a jato para um turboélice monomotor sem banheiro, o tempo de viagem para Cuiabá passou de 1h50 para 5h30, e o voo será operado apenas aos sábados, e não mais diariamente. Confira:
Outro fato é que o valor da passagem mais que dobrou, passando da faixa dos R$ 4.500 para R$ 9.500, considerando a tarifa de ida e volta mais barata disponível.
Para Manaus, a opção de voar pela Azul também será com a Conecta, no mesmo voo apenas aos sábados, passando por Ji-Paraná e Cuiabá, seguindo de jato até Campinas para pegar outra aeronave até Manaus. No total, a viagem da capital de Rondônia para a capital amazonense será feita em 22h, com 3 escalas e 2 trocas de aeronaves:
Hoje, o voo direto de Porto Velho para Manaus dura apenas 1 hora e 10 minutos com o jato Embraer E195-E1.
Outra mudança, desta vez positiva, é a volta do voo direto para Belo Horizonte (Confins), facilitando algumas conexões para o Sudeste e o Nordeste. Este voo havia sido suspendido após o início da Pandemia, e agora voltará a ser realizado diariamente, com o Airbus A320neo, saindo e chegando na madrugada em Porto Velho.
O AEROIN solicitou à Azul mais informações sobre as mudanças, e a empresa forneceu o seguinte posicionamento:
“A Azul informa que realizou, recentemente, adequações na frequência da malha da companhia em Rondônia. Ressaltamos ainda que devido às obras na pista do aeroporto de Manaus feitas pela administradora do aeroporto, realizará adequações na malha da companhia no aeroporto, a partir de 04 de setembro de 2023.“