De acordo com informações apuradas pela reportagem do Extra de Rondônia, a Central de Operação da Polícia Militar (PM) foi acionada pelo vigia da escola Genival Nunes da Costa, onde relatou que um homem havia invadido a instituição, e com isso, o abordou e ordenou que deitasse no chão, porém o suspeito não obedeceu a ordem do vigilante e sacou uma arma de fogo, neste momento o vigilante atirou por duas vezes, o suspeito saiu correndo, pulou o muro e fugiu.
O vigilante contou ainda, que a escola é monitorada por câmeras e que ele trabalha para uma empresa de segurança armada, na qual presta serviço para o colégio.
De posse das informações, a guarnição da Patrulha Reforço passou a fazer buscas pela região, e com apoio do Núcleo de Inteligência (NI), localizaram o suspeito com um ferimento na perna direita proveniente de disparo de arma de fogo na Praça do Barcelona, no bairro Jardim Eldorado.
Ao ser indagado, o suspeito disse que era menor de idade e ainda deu nome falso aos policiais, no qual posteriormente o identificaram.
O rapaz disse que a arma usada por ele já estava com outra pessoa, na qual se recusou a identificar.
O Jovem foi levado ao Hospital Regional, onde recebeu atendimento médico e depois foi conduzido a delegacia de Polícia Civil, onde a ocorrência foi registrada, sendo acompanhado pela sua mãe.