Teve início esta semana a 2ª etapa das obras de implantação de esgotamento sanitário em Jaru, a implantação das redes coletoras e construção das elevatórias, estes serviços serão os que criarão maiores “transtornos” aos moradores, uma vez que implicará no corte de ruas e abertura de valetas.
Foi concluído a construção das lagoas da Estação de Tratamento de Esgoto – ETE, em uma área de mais de 172.500 m², onde acontecerá todo o processo de tratamento de esgoto da cidade de Jaru.
A obra orçada em aproximadamente R$ 55 milhões é de iniciativa do Governo Federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC II, licitada ainda em 2014 e que conta com gerenciamento e contra partida de R$ 14 milhões do Governo do Estado de Rondônia.
A previsão inicial para conclusão da obra era de 24 meses, porém ocorreu alguns atrasos. O investimento que está sendo feito em Jaru é o 2º maior do estado de RO, onde busca contemplar 70% da população de Jaru com 10 mil ligações domiciliares, em 98 quilômetros de rede de esgoto.