O Governo Federal anunciou, na última segunda-feira (17), a abertura da licitação para contratar a empresa que será responsável pela construção da ponte internacional que irá interligar o Brasil à Bolívia.
Porto de Guajará-Mirim, RO — Foto: Reprodução/Leonardo Mendes
De acordo com Diário Oficial da União, o aviso de licitação prevê a contratação de uma empresa para execução das obras da Ponte Internacional sobre o rio Mamoré, na rodovia BR-425.
O início da ponte será na cidade de Guajará-Mirim (RO) e a sua extensão vai até a cidade de Guayaramerin, na Bolívia. O edital para contratação da empresa ainda não está disponível e será liberado no dia 22 de setembro, pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
A proposta para criação da ponte foi enviada pelo Governo de Rondônia, recentemente entre as cinco propostas prioritárias que foram entregues na Plenária Estadual do Plano Plurianual (PPA) participativo.
A idealização da construção vem sendo feita há cerca de 15 anos e desde então, comissões de elaboração e incentivo são realizadas. A ponte tem como objetivo principal agilizar a exportação de produtos da Região Norte e Sudeste do país para a Bolívia, Peru e Chile, sendo também essencial para a saída para o pacífico.