Apesar de ser apontado como uma das melhores linhas para empréstimos pessoais, por ter juros mais baixos, o crédito consignado é alvo de críticas por causa da má atuação de algumas empresas, que mesmo sem autorização, concedem crédito a clientes que não pediram, e acaba cobrando pagamento de maneira indevida.
Em Jaru, como não existe Procon, muitas vítimas tem procurado a polícia para denunciar descontos indevidos de suas contas.
De acordo com a advogada Thainá Vilela, o cliente que passar por essa situação, pode entrar na Justiça, podendo até receber o valor em dobro, segundo o Código do Consumidor.
Ela alerta os beneficiários do INSS ou servidores públicos, para ficarem atentos a possíveis descontos ilegais como se fossem empréstimos consignados.
A prática de empréstimo consignado é lícita e legítima quando solicitada, no entanto, há casos em que essas operações são realizadas contra a vontade do consumidor, ai se torna fraude.
A advogada explica que em alguns casos esta situação tem como resolver de forma extrajudicial junto a agência bancária envolvida, mas no caso de algum banco alegar não possuir responsabilidade nos descontos indevidos, será necessário ingressar com ação na justiça o mais previamente, para evitar danos financeiros.