Hoje, 10 de Julho, comemora-se o dia da Pizza.
A origem da pizza não é muito certa. Acredita-se que antes de Cristo os fenícios costumavam acrescentar carne e cebola em cima do pão, que tinha aspecto achatado semelhando ao pão sírio. Mas a iguaria teria adquirido o aspecto moderno somente no século XVI, com a introdução do tomate na Itália. O alimento vinha da América e acabou se tornando um dos mais importantes ingredientes da pizza. Além disso, dizem que os egípcios foram os primeiros a fazerem uma pizza, ao misturar farinha e água, mas a única certeza é de que foi em Nápoles, na Itália, que surgiu a primeira massa redonda.
A pizza se espalhou além das fronteiras da Itália e se tornou uma parte essencial da culinária global. Cada país adaptou a pizza de acordo com sua cultura e ingredientes locais. Nos EUA, por exemplo, temos a famosa deep dish pizza de Chicago.
A famosa pizza Margherita, com molho de tomate, queijo mussarela e manjericão, foi criada em homenagem à rainha Margherita da Itália. Em 1889, o pizzaiolo Raffaele Esposito preparou essa combinação de ingredientes para representar as cores da bandeira italiana: vermelho (tomate), branco (queijo) e verde (manjericão).
E no Brasil temos a segunda cidade que mais consome pizzas no mundo, e é São Paulo! De acordo com ranking global divulgado em 2022, os paulistas perdem somente para Nova York. Em SP, são 572 mil pizzas por dia. As mais pedidas são de mussarela, calabresa, portuguesa, frango com catupiry e marguerita.
E você, vai comemorar o dia da Pizza comendo uma pizza? Qual seu sabor favorito?