Rondônia já se encontra no período mais quente e seco do ano, que normalmente vai de Julho a Novembro. Nesta época a população sofre com a falta de chuva, baixa umidade do ar, poeira e sol forte, porém há mais um fator que entra para somar o sofrimento do rondoniense: as queimadas.
As queimadas urbanas e rurais infelizmente são facilmente encontradas nesta época, aumentando a temperatura, causando doenças respiratórias e diminuindo a visibilidade por conta da fumaça.
De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar CO 8º BPM (SEDE), do dia primeiro de Janeiro de 2023 até a data desta matéria (04 de Julho de 2023) o Corpo de Bombeiros registrou 28 incêndios em Jaru, sendo 7 deles ocorridos em lotes ou terrenos residenciais, ou seja, incêndios em terrenos baldios na zona urbana.
Veja abaixo os números completos:
A corporação ainda diz que “Do ponto de vista da segurança das pessoas, entre os quatro fatores considerados, a fumaça é, sem dúvida, a causa de danos mais graves e, portanto, deve ser o fator mais importante a ser considerado.”
Com a quantidade de incêndios a saúde e segurança da população fica extremamente comprometida, por conta disso, de acordo com o Art. 41. “Provocar incêndio em mata ou floresta: Pena – reclusão, de dois a quatro anos, e multa. Parágrafo único. Se o crime é culposo, a pena é de detenção de seis meses a um ano, e multa.”
“A multa terá por base a unidade, hectare, metro cúbico, quilograma ou outra medida pertinente, de acordo com o objeto jurídico lesado.”
“Art. 75. O valor da multa de que trata este Capítulo será fixado no regulamento desta Lei e corrigido periodicamente, com base nos índices estabelecidos na legislação pertinente, sendo o mínimo de R$ 50,00 (cinquenta reais) e o máximo de R$ 50.000.000,00 (cinquenta milhões de reais).”
Portanto, incêndio é crime! Para denunciar basta ligar para o 193 ou solicitar mais informações pelo whatsapp 69 3521-4270.
Fonte: Corpo de Bombeiros de Rondônia CO 8º BPM (SEDE)
Jaru Online