Durante a 19ª Sessão Ordinária realizada nesta segunda-feira (26), o vereador Chiquinho da Emater apresentou um projeto que visa proibir o manuseio de fogos de artificio com estampido no município de Jaru. O referido projeto foi aprovado na sessão.
Para ilustrar o que estes fogos podem ocasionar, ele levou a tribuna a moradora Eridan Silva Rabelo que teve sua residência localizada na rua Pernambuco no setor 04, incendiada no dia 31 de dezembro de 2022.
Após o triste episódio Eridan, iniciou uma campanha de arrecadação de assinaturas objetivando a proibição da utilização deste tipo de fogos. De acordo com a moça, é necessário uma regulamentação municipal que estabeleça critérios de segurança, ela também lembrou que este tipo de fogos traz transtornos aos animais de estimação, ocasiona incêndio em residência e em vegetação, acidentes e prejudica criança com transtorno do espectro autista.
Eridan contou que infelizmente a pessoa que provocou o incêndio não será punida, pois a mesma não possui bens em seu nome, o que aumenta a revolta sobre o caso.
O vereador Chiquinho elaborou o projeto, que visa estabelecer regras para produção, comércio e utilização dos fogos de artifício. que obteve aprovação do legislativo.
O projeto de Lei Nº 3.789 foi aprovado por unanimidade e aguarda para entrar em vigor.