A ação do 7º Batalhão da Polícia Militar e Batalhão de Polícia Ambiental aconteceu nesta semana, após denúncia de invasão e posse irregular de terras na região da Flona Bom Futuro, por meio de grilagem.
Quando os militares chegaram na área indicada, encontraram sete barracos em construção e a presença de 6 invasores, sendo cinco homens e uma mulher, além de uma arma de uma espingarda calibre 24, contendo cinco munições intactas, dois motosserras, três aparelhos celulares, uma motocicleta e um galão com gasolina e óleo queimado.
Uma equipe do Núcleo de Operações Aéreas (NOA) também fez um sobrevoo nas imediações e identificou uma grande área desmatada, com a presença de barracos de madeira cobertos com lonas.
Segundo boletim de ocorrência, os invasores tentaram dificultar o trabalho policial, inclusive se identificando apenas com apelidos. Apesar disso, a PM retirou o grupo da área sem o uso da força.
Diante dos fatos, os cinco homens, a mulher e o material apreendido foram apresentados na delegacia de Ariquemes (RO).
A PM-RO diz que a ação identificou outros crimes ambientais na área onde o grupo estava, como a extração de madeira de uma área de manejo.