Conheça as vantagens e desvantagens de uma produção hidropônica. Técnica utiliza água enriquecida com nutrientes para garantir o cultivo de hortaliças e vegetais.
A produção hidropônica vem recebendo investimento de produtores em Rondônia. Um dos motivos para a escolha da técnica é a maior economia de água e a possibilidade de produzir em qualquer espaço, sem depender da qualidade do solo.
A Agrovida é uma das empresas que utilizam a hidroponia em Porto Velho e de acordo com os produtores, um dos maiores benefícios de utilizar o método é a reutilização da água.
“Aqui a gente reutiliza a água, então ela faz todo o processo e retorna para o local de início, mantendo sempre a plantação irrigada e promovendo uma economia enorme de água. Hoje temos dois poços artesianos, se fosse uma plantação no solo gastaríamos muito mais”, disse Vagner Velho, sócio da Agrovida.
As principais vantagens de um cultivo hidropônico também envolvem a facilidade de trabalho, visto que as bancadas favorecem a execução da plantação e colheita. Ao g1, o produto explicou como a hidroponia protege o solo da contaminação por produtos tóxicos.
“A hidroponia é altamente sustentável, o solo não entra em contato com a água modificada com nitrato e nitrito que contaminam o lençol freático. Além disso, por ser levantada do chão, a plantação tem uma menor incidência de pragas e uso dos adubos”, disse Velho.
Uma pesquisa desenvolvida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-PR) listou alguns benefícios que fazem a técnica receber cada vez mais atenção.
Principais Benefícios
- Maior higienização e controle da produção – A plantação não entra em contato com o chão e não necessita de limpeza para comercialização.
- Maior produtividade e colheita precoce – Disponibilidade da solução nutritiva para as raízes.
- Menor uso de agrotóxicos – Por não ficar em contato com possíveis agentes contaminantes do solo.
- Maior tempo de prateleira – Os produtos podem ser comercializados com as raízes aumentando o tempo de vida.
- Melhor qualidade dos produtos – Resultante do controle parcial ou total dos fatores ambientais.
Desvantagens
Segundo a pesquisa, os custos para a implementação do método são altos e aparecem como uma desvantagem devido a construção de estufas, mesas, bancadas, sistemas hidráulicos e elétricos.
O produtor rondoniense contou ao g1 que um dos principais desafios da iniciativa foram os recursos financeiros.
“No início começamos com um espaço de terra pequeno e conseguimos financiar todo esse espaço. Na época começamos a vender tudo, carro, casa e juntamos o dinheiro para comprar o local”, disse Vagner.
Outra questão que pode ser considerada uma desvantagem é a grande dependência de energia elétrica e a rotina diária de manutenção e monitoramento nutricional e higiênico.
Ref: G1