Um tremor de terra sentido no início da tarde desta terça feira (21) deixou moradores do município de Jaru preocupados. Um barulho acompanhado de um abalo com duração de alguns segundos, foi sentido em diversos setores da cidade.
Em contato com o Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, fomos informados que as causas ainda não foram esclarecidas, no entanto há suspeita que se trata de uma explosão realizada no britador da empresa Areal do Bira, localizada próximo ao perímetro urbano da cidade.
Um funcionário do referido Areal, afirmou categoricamente não se tratar de um terremoto, mas sim explosões de rochas que foram realizadas no britador da empresa.
O proprietário da empresa popular Bira, negou que as explosões ocasionadas em sua empresa tivesse algo relacionado com o tremor registrado nesta terça feira.
O farmacêutico Dr. Alex Capiche, que nos cedeu as imagens de segurança que registraram o tremor dentro de sua farmácia, relatou que foi algo muito forte, chegando a derrubar produtos das prateleira do estabelecimento.
O abalo foi sentido com maior intensidade nos setores sete e três, onde inclusive há relatos de danificação em algumas residências. Em busca de maiores esclarecimentos também estivemos em contato com o ex-secretário municipal de meio ambiente e atual prestador de assessoria técnica ao Ministério Público, Francisco Hildemburg, que relatou ter identificado ainda quando secretario rachaduras em casas no setor 07 que possivelmente foram ocasionadas pelas explosões, no entanto, ele diz que não se pode afirmar que o tremor desta terça, esteja relacionada ao britador.