O deputado federal Lucio Mosquini promoveu ontem em Brasília um encontro envolvendo as bancadas federais dos sete estado que compõem a região norte e também o Mato Grosso.
A reunião aconteceu na câmara dos deputados e contou com a participação de mais de 50 parlamentares entre deputados, senadores e o governador de Roraima, e também o presidente do IBAMA Rodrigo Agostinho.
Segundo o deputado Federal Lucio Mosquini o objetivo da reunião foi propor a união das 8 bancadas buscando a construção de entendimento com governo nas ações que o IBAMA vem realizando contra o desmatamento.
O presidente do IBAMA Rodrigo Agostinho explicou que o órgão luta contra o crescente desmatamento. “ O INPE registrou 2 milhões de hectares de desmatamento em dois anos, o governo não vai cruzar os braços e assistir um milhão de hectares de floresta sendo jogado por terra todo ano, porém o IBAMA não quer prejudicar ninguém, queremos apenas frear o desmatamento, fazendo isso o IBAMA para”, disse Agostinho.
Mosquini comemorou o resultado da reunião e disse que ainda esse mês será marcado uma audiência com a ministra do meio ambiente Marina Silva.
O governo vem abrindo uma linha de diálogo, “temos falado constantemente da necessidade de aumentar o marco temporal de 2008 para 2012, bem como o aumento do prazo após as notificações”.
Mosquini disse que sua luta é em prol da defesa dos interesses do produtor rural, mais alertou; “não existe mais espaço para desmatamento ilegal, quem estiver desmatando, é preciso parar imediatamente, desmatamento somente legalizado pelos órgãos fiscalizadores “.