Quem precisa fazer a retirada da 1ª ou 2ª via do documento de identidade emitido pela Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) em Rondônia está enfrentando dificuldades e uma longa espera. Em um ofício enviado aos postos de identificação civil de todo o Estado, setores responsáveis pela emissão deste documento, o governo informava que iria reduzir em 50% a distribuição dos espelhos para confecção de RG.
O documento, que o RONDONIAGORA teve acesso, foi enviado no início do mês de março aos postos de identificação civil. O ofício informava que haveria redução dos insumos a partir do dia 13 de março.
E ainda afirmava: “tal medida se faz necessária para que não haja descontinuidade do serviço”.
Na alegação, o Governo do Estado diz que o baixo estoque de cédulas nesse momento é devido a licitação que não foi fechada.
A situação complica a vida de quem precisa do documento para acessar os serviços públicos como cidadão.
Redução nos postos
Um dos postos de atendimento para confecção do documento, o Sine de Porto Velho, teve que seguir a recomendação do governo e reduziu de 50 para 10, o número de senhas distribuídas diariamente.
No Portal do Cidadão, do Governo de Rondônia, a situação é ainda pior. Quem deseja fazer agendamento no Tudo Aqui Centro, em Porto Velho, para emitir o documento, não encontra mais dias disponíveis neste mês. A única data disponível é para o dia 2 de junho.
Uma alternativa para quem não consegue fazer o agendamento é ir até o local, mas isso também está difícil. De acordo com a Central de Atendimento ao Cidadão, no momento estão sendo distribuídas 20 senhas por dia, a partir das 6 horas.
Ainda segundo o Tudo Aqui Centro, antes do envio do ofício, aproximadamente 50 senhas eram distribuídas por dia.
Segundo os departamentos de postos civil, ainda não há previsão de quando esse serviço seja normalizado.
O outro lado
O RONDONIAGORA pediu do Governo do Estado uma posição sobre o caso, no último dia 19 de abril, mas o jornal não obteve retorno.