A Argentina ocupa o segundo lugar na América Latina, após o Brasil, em termos de extensão territorial. Sua superfície de 2,8 milhões de quilômetros quadrados está localizada na região sul e sudeste da América do Sul, o que a torna possuidora de uma ampla variedade de paisagens e climas.
Além de sua diversidade paisagística, que inclui montanhas, serras, mar, lagos e rios, a Argentina possui uma rica diversidade cultural que a torna sempre uma excelente opção para visitar e desfrutar com a família ou amigos.
Dependendo dos gostos de cada pessoa, a Argentina oferece uma ampla variedade de opções para visitar no inverno, quando é possível realizar atividades na neve, descansar em águas termais, desfrutar da gastronomia local e contemplar paisagens naturais imponentes.
De Ushuaia, passando por Bariloche, Buenos Aires, Córdoba e Mendoza, até Tucumán e Salta, a Argentina possui os melhores cenários para desfrutar do inverno. Não importa se são turistas estrangeiros ou locais, percorrer essas cidades na estação mais fria do ano tem um atrativo incomparável que não é possível deixar de experimentar.
De norte a sul, a Argentina oferece os melhores cenários para curtir no inverno.
A cada ano, milhares de pessoas visitam e percorrem o país com o objetivo de conhecer e desfrutar de suas vistas incríveis e atividades culturais. Devido à sua extensão, a Argentina possui uma ampla variedade de climas e paisagens com atrações enormes e atividades tentadoras.
No norte, embora as temperaturas geralmente diminuam consideravelmente durante a noite, os dias são mais quentes e agradáveis. No entanto, dependendo da província visitada, a umidade pode variar, chegando a ser alta em algumas áreas, como no nordeste, onde estão localizadas Entre Ríos, Corrientes e Misiones.
No centro e na região “cuyana” do país, o clima tende a ser mais fresco e seco. Durante o inverno, as paisagens dessas áreas permitem que os turistas desfrutem de paisagens naturais compostas por serras, rios e montanhas, além de ter acesso a algumas atividades na neve.
Ao sul, a Argentina apresenta uma das regiões mais atraentes e visitadas do país. Caracterizada por sua aridez e secura, essa área possui florestas, lagos, mar, montanhas, glaciares e rios que a tornam um destino mais do que interessante para visitar durante todo o ano, especialmente durante o inverno.
Uma por uma, quais cidades visitar durante o inverno na Argentina
- Bariloche
Localizada na província de Río Negro, Bariloche é mundialmente conhecida por suas paisagens de montanha e suas pistas de esqui de nível mundial. Além de esquiar, as pessoas que visitam esta cidade no inverno podem desfrutar de passeios de barco, caminhadas em trilhas e parques nacionais, e uma deliciosa gastronomia, destacando-se a produção artesanal de chocolates e doces.
- Mendoza
Localizada na região da cordilheira andina, na fronteira com o Chile, Mendoza é conhecida internacionalmente por ser uma região vitivinícola especializada na produção de vinhos Malbec. Durante a visita a esta província, as pessoas podem curtir caminhadas e cavalgadas pelos vinhedos, degustação de vinhos, rafting e trekking.
- Ushuaia
Mais conhecida como “A Cidade do Fim do Mundo”, é a cidade mais austral do mundo. Além de sua arquitetura atrativa, aqueles que escolherem este destino para passar suas férias podem praticar diferentes esportes de inverno, navegar pelo Canal de Beagle e visitar a Antártida.
- Ciudad de Buenos Aires
A capital do país é uma boa opção em qualquer época do ano devido às múltiplas atividades culturais que oferece. No inverno, bem como no verão, é possível assistir a uma ampla variedade de peças de teatro, espetáculos de tango, desfrutar da deliciosa gastronomia e fazer compras em lojas e shoppings.
- Salta
Conhecida como “A Linda”, a capital da província se caracteriza por seu estilo colonial e por estar rodeada por paisagens naturais imponentes. Além de sua arquitetura histórica, os turistas podem subir ao Cerro San Bernardo, passear no trem das nuvens e fazer diferentes excursões na área dos vales. Entre suas principais delícias gastronômicas estão as empanadas e os tamales.
- Córdoba
No inverno, Córdoba é uma opção ideal para pessoas que buscam curtir uma cidade com clima agradável, sem muitos turistas, com preços acessíveis, eventos especiais e um rico patrimônio histórico e cultural.
- Tucumán
Devido a sua rica história e patrimônio cultural, Tucumán é uma excelente opção para visitar no inverno. Conhecida como “O Jardim da República” devido à sua incrível beleza natural, nesta época do ano as paisagens se tornam ainda mais atraentes devido ao verde dos vales contrastando com as montanhas nevadas. Além disso, o inverno é a melhor época para degustar pratos típicos como carbonada e locro.
Por que fazer uma viagem é sempre uma boa ideia?
Embora muitas pessoas prefiram o clima mais quente para suas férias, o inverno possui muitos benefícios para fazer uma viagem. Durante esta estação do ano, muitas cidades oferecem belas paisagens, geralmente caracterizadas pela presença de neve e predominância de cores da terra.
Para os amantes de esportes e atividades na neve, esta época é perfeita para patinação no gelo, passeios de trenó, snowboard ou esqui, ou simplesmente desfrutar de diferentes jogos na neve. Em relação à gastronomia, as bebidas e comidas de inverno oferecem pratos e infusões quentes deliciosos que reconfortam após um dia frio.
Conhecer novas cidades, paisagens, pessoas e culturas é sempre uma experiência positiva e agradável, que geralmente deixa aprendizados valiosos. Além disso, no caso das viagens, elas têm a particularidade de poderem ser desfrutadas mesmo antes de acontecerem, durante o planejamento, e por muito tempo depois, através das lembranças de todas as experiências vividas.