No próximo sábado, 29 de abril, os alunos do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA, em parceria com o Departamento de Controle de Zoonoses – DCZ da Secretaria Municipal de Saúde – SEMUSA, oferecerão vacinação gratuita para animais domésticos.
O atendimento será realizado entre 8h e 14h, na Igreja Batista Comunitária, localizada na Rua Hugo Ferreira, n°3757 em Porto Velho, imunizando cachorros e gatos a partir dos 3 meses de idade com a vacina antirrábica.
A SEMUSA, por meio do DCZ, disponibiliza os imunizantes e capacita alunos selecionados da veterinária para a aplicação nos PETs e conscientização sobre a doença, visando combater a raiva animal, causada pelo vírus Lyssavirus, da família Rhabdoviridae, que infecta os animais domésticos e humanos.
Como explica a Dra. Ana Luzia Souza Barros, médica veterinária e coordenadora de Estágios do curso de Medicina Veterinária da FIMCA, controlar a raiva é a maneira mais eficaz de proteger os bichinhos: “A raiva é uma zoonose viral. A infecção geralmente tem início com o contato da saliva de um animal doente, seja por mordedura, arranhadura ou lambedura. A vacinação antirrábica em cães e gatos é a forma de contribuir na prevenção da raiva urbana. Sendo assim protegendo os animais de estimação e contribuindo para o controle da raiva na cidade”, completa a veterinária.
Para a coordenadora do curso, professora Juliana Druziani, a prática de vacinação para animais domésticos em parceria com órgãos de saúde pública é uma atividade essencial para a formação dos alunos do curso de Medicina Veterinária da FIMCA: ´´Essa iniciativa permite aos estudantes aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, desenvolver habilidades técnicas, além de contribuir para a saúde e bem-estar dos animais e da comunidade. Além disso, essa experiência promove a conscientização sobre a importância da prevenção de doenças zoonóticas, como a raiva, e a importância da vacinação para a proteção dos animais”.