Jaru Online
Jaru, 27 de novembro de 2024

Materiais escolares terão reajuste de até 30% e pais se preocupam em Rondônia

O aumento nos preços de materiais escolares para o próximo ano já está deixando os pais de Ariquemes (RO) preocupados. De acordo uma pesquisa divulgada pela Associação Brasileira dos Fabricantes e Importados de Artigos Escolares (Abfiae), os produtos como mochilas, lápis e canetas ficarão até 30% mais caros em 2016.

Conforme a Abfiae, os produtos fabricados em território nacional, como lápis, canetas e borrachas devem sofrer um aumento de até 12%. Já os produtos vindos de fora do país, como bolsas, mochilas e estojos, o acréscimo será de até 30%. As principais causas para o reajuste seriam a desvalorização da moeda brasileira no mercado financeiro atual, os aumentos dos tributos e da mão de obra.

Muitos dos pais ou responsáveis pelos alunos em Ariquemes estão aproveitando as promoções oferecidas nas papelarias neste final de ano, antecipando assim as compras antes mesmo das férias. É o caso da aposentada Raimunda Maria, que foi a procura de um caderno para o neto.

“Nesta época do ano achamos um preço mais barato do que no período próximo ao início das aulas, que é mais caro. Com isto, aproveito para adiantar as compras e sair à caça dos melhores preços”, exclama.

Para o empresário Carlos Alberto Ribeiro, este novo reajuste já é considerado maior do que os ocorridos em anos anteriores. Ele conta como faz para atrair a clientela, mesmo com a variação nos produtos. “Tentamos controlar a alta dos preços no máximo possível, colocamos muitos produtos em promoção, onde o cliente irá encontrar com preço reduzido até o inicio de janeiro, quando então será alterado os valores” explica.

A gerente do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Ariquemes, Cleuza Gonzaga, menciona algumas dicas para os pais que irão enfrentar a tarefa de comprar os materiais. “Aconselhamos que todos realizem uma pesquisa dos preços. Verificar se é possível adquirir desconto nas compras a vista, analisar a taxa de juros em compras a prazo e sempre ficar atento quanto a veracidade das ofertas em promoções”, relata.


COMPARTILHAR