O site Jaru Online foi procurado nesta sexta-feira (14), por pais de alunos da Escola Estadual Plácido de Castro, onde estes denunciam que seus filhos estão passando fome durante o período de aula, “a merenda servida a nossos filhos são apenas cinco bolachas contadas e uma laranja”, disse a mãe de uma delas.
De acordo com a denúncia, tem alunos que saem as 05:00h de casa e chegam apenas as 13:00h, ficando todo esse período sem uma alimentação descente, os pais afirmam também que os alunos são repreendidos para não relatar a carência da merenda na escola.
A mãe que fez a denúncia disse que já procurou a direção da escola da rede estadual, e eles garantiram que iriam mudar a merenda, mas isso acontece apenas um dia, no outro já voltam a servir apenas bolacha e laranja.
Duas crianças até realizaram o registro com foto da merenda recebida na escola.
“A maioria das crianças são humildes e não tem condições de levar lanche de casa, a merenda seria uma refeição importante”, disse a mãe.
Segundo o Programa Nacional de Alimentação Escolar -PNAE, que utiliza os valores de referência da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) crianças de 6 a 10 anos, devem consumir 1.500 kcal diárias; de 11 a 15 anos 2.175 kcal e de 16 a 18 anos 2.500 kcal.
A alimentação fornecida aos alunos desta escola nas 8h em que ficam foram de casa, cinco bolachas e uma laranja, fornecem 154 calorias, bem abaixo das 300 calorias recomendadas pelo PNAE para período parcial que é em torno de 4 a 5 horas na escola.